sexta-feira, 1 de novembro de 2024

PROSUB: Submarino "Tonelero" Conclui Primeira Imersão Estática


No último dia 25 de outubro, o Submarino "Tonelero" (S42) executou sua primeira imersão estática nas águas próximas à Ilha de Itacuruçá, no Rio de Janeiro. Este procedimento teve como objetivo fundamental avaliar a estabilidade da embarcação, tanto em superfície quanto em imersão, e foi considerado um sucesso, permitindo o avanço para as próximas etapas de testes. 

O Comandante do "Tonelero", Capitão de Fragata Eduardo Tavares Santos, destacou que o êxito da missão é um reflexo do treinamento intensivo realizado em simuladores, que tem sido crucial para a qualificação da equipe. “Os testes ocorreram conforme o previsto, sem intercorrências, resultado dos esforços despendidos ao longo do período de preparação”, afirmou. Os próximos passos para o "Tonelero" incluem testes na superfície, que devem ocorrer ainda este ano. Essas avaliações são a etapa final antes da Imersão Dinâmica, que será seguida pela primeira carga de baterias em imersão, utilizando esnórquel para a entrada de ar sem a necessidade de vir à superfície. A fase culminará com a Imersão à Grande Profundidade, onde serão analisados os parâmetros estruturais do casco do submarino.

A imersão estática é um procedimento em que a água é introduzida, de forma controlada, nos tanques de lastro do submarino até que ele fique completamente submerso, sem a utilização de motores. Durante esse processo, a estabilidade da plataforma é avaliada através da movimentação de pesos ao longo da embarcação, observando-se os ângulos de inclinação. Essa análise permite determinar com precisão os parâmetros de estabilidade transversal e longitudinal, além de verificar o volume de água nos tanques internos de compensação e trimagem. Futuramente, com a instalação de novos sistemas e equipamentos, outra imersão estática será realizada, considerando a configuração final de pesos a bordo do "Tonelero".

O Submarino "Tonelero" faz parte da Classe Tamandaré, que é baseada no Scorpène francês, com modernizações para atender às necessidades da Marinha do Brasil. Com mais de 71 metros de comprimento e um deslocamento submerso de 1.870 toneladas, o "Tonelero" é uma das mais recentes adições à frota submarina brasileira. Seu batismo ocorreu em março de 2024, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), simbolizando o avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), uma parceria estratégica entre o Brasil e a França iniciada em 2008, que visa à transferência de tecnologia na área militar-naval. 

Além do "Tonelero", já foram incorporados à Marinha os submarinos "Riachuelo" (S40) e "Humaitá" (S41). O projeto ainda prevê a entrega de mais um submarino convencional, anteriormente conhecido como "Angostura" (S43), agora renomeado "Almirante Karam", em homenagem ao ex-Ministro da Marinha falecido em setembro deste ano. Também está em andamento a construção do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado, o "Álvaro Alberto". Com a realização bem-sucedida da imersão estática, o "Tonelero" avança para as próximas fases de testes, reforçando a capacidade operacional da Marinha do Brasil em um cenário de crescente complexidade geopolítica.


GBN Defense - A informação começa aqui 

Com Marinha do Brasil 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger