sexta-feira, 1 de novembro de 2024

I Seminário de Integração dos Exércitos Sul-Americanos se Encerrou em Brasília

O I Seminário de Integração dos Exércitos Sul-Americanos, que teve início no dia 28 de outubro, chegou ao fim nesta quinta-feira (31). O evento, realizado no Quartel-General do Exército, em Brasília, reuniu representantes de nove países da América do Sul e contou com a presença do Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. 

Organizado pela 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), o seminário foi uma oportunidade para a troca de experiências entre militares e civis da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai. O principal objetivo foi discutir aspectos de interesse comum para os exércitos sul-americanos, respeitando as particularidades de cada nação e fortalecendo os laços entre as forças armadas da região.

Em seu discurso de abertura, o General Tomás destacou a relevância da diplomacia militar e a busca pela interoperabilidade entre os exércitos. “O Exército Brasileiro dedica especial importância ao campo da diplomacia militar, o que facilita interações futuras. Com esse seminário, materializamos o comprometimento com a cooperação entre os exércitos e o propósito de estabelecer um fórum de debates sobre assuntos comuns na área de Defesa”, afirmou.

O Chefe do EME, General de Exército Richard Fernandez Nunes, também ressaltou a importância do seminário. Ele enfatizou que a segurança e a defesa devem ser discutidas em um contexto mais amplo, que inclua a integração de visões distintas entre países vizinhos. “A defesa de um país demanda muito mais conhecimentos, e a integração de visões distintas entre países tão próximos é fundamental”, declarou.

A pauta do seminário incluiu temas atuais e relevantes, como os impactos de ameaças emergentes na Defesa, conflitos bélicos, tecnologia, cibernética e o papel da América do Sul no contexto da competição estratégica global. A palestra de abertura foi conduzida pelo Embaixador Marcelo Paz Saraiva Câmara, Diretor do Departamento de Assuntos Estratégicos, de Defesa e de Desarmamento, que ressaltou a importância do evento nas relações exteriores e na continuidade das iniciativas de integração entre os países sul-americanos.

O General de Brigada Edgar Roberto Aguirre Moreno, do Exército Paraguaio, também contribuiu para as discussões, destacando a importância da colaboração entre os exércitos na abordagem de problemas modernos e ameaças emergentes, como terrorismo, ataques cibernéticos e mudanças climáticas.

O seminário encerra-se hoje, após uma programação que incluiu atividades práticas no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, onde foi realizado um apronto operacional e apresentação da viatura blindada Guarani. Haverá, ainda, uma demonstração do Sistema Astros no Comando de Artilharia do Exército, em Formosa (GO).

Este encontro representa um passo significativo na busca pela integração e colaboração entre os exércitos da América do Sul, visando fortalecer a defesa regional em um mundo cada vez mais interconectado e desafiador.


GBN Defense - A informação começa aqui 

Com Exército Brasileiro 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger