No último dia 29 de outubro de 2024, a Arábia Saudita e a Espanha firmaram um acordo para a construção de três novas corvetas da classe Avante 2200, também conhecidas como classe Al Jubail, destinadas às Forças Navais Reais Sauditas (RSNF). O acordo foi assinado em Madri pelo Tenente-General Mohammed Al-Gharibi, Chefe do Estado-Maior das Forças Navais Sauditas, e pelo Tenente-General Antonio Pinero Sanchez, Chefe do Estado-Maior da Marinha Espanhola, como parte da próxima fase do Projeto Sarawat — uma iniciativa estratégica que visa aumentar a prontidão operacional e modernizar a frota saudita.
As corvetas Avante 2200, desenvolvidas pela empresa espanhola Navantia, são essenciais para o plano de modernização da defesa saudita, alinhando-se aos objetivos da Visão 2030 do país. Esse contrato, avaliado em €1,8 bilhão, envolve uma parceria significativa entre a Navantia e a Saudi Arabian Military Industries (SAMI), reforçando a capacidade da indústria de defesa saudita. A SAMI contribuirá para a produção e manutenção dessas embarcações, incentivando a transferência de tecnologia e a autossuficiência militar.
Essas corvetas de 104 metros de comprimento e com um deslocamento de aproximadamente 2.470 toneladas são projetadas para desempenhar múltiplas funções, incluindo guerra antissubmarina (ASW), antiaérea (AAW) e antissuperfície (ASuW). Cada navio é equipado com um canhão Leonardo Super Rapid de 76 mm, um sistema de lançamento vertical com oito células para mísseis superfície-ar e o sistema de armas de curto alcance Millennium 35 mm da Rheinmetall. Além disso, contam com lançadores de torpedos, mísseis antinavio e metralhadoras de 12,7 mm, oferecendo ampla capacidade de defesa em variados cenários.
Para suporte aéreo, as corvetas possuem um convés para helicópteros de até 10 toneladas, como o NH90, permitindo operações de reconhecimento, resgate e combate. O sistema de propulsão CODAD (Combined Diesel and Diesel) das embarcações permite atingir velocidades de até 27 nós e alcançar uma autonomia de 4.500 milhas náuticas. Com uma estrutura projetada para resistir a temperaturas extremas, essas corvetas são ideais para operações nas águas do Oriente Médio e podem sustentar até 102 pessoas a bordo.
Transferência de Tecnologia e Autossuficiência Saudita
Um aspecto crucial do Projeto Sarawat é a transferência de tecnologia, capacitando engenheiros e técnicos sauditas no manuseio e na manutenção das corvetas. Por meio da parceria entre SAMI e Navantia, profissionais sauditas recebem treinamento em operação, manutenção e suporte de ciclo de vida das embarcações, além de testes avançados de sistemas de combate. Essa capacitação é essencial para o objetivo saudita de localizar mais da metade das suas despesas de defesa até 2030, promovendo a autossuficiência no setor militar.
A joint venture SAMI-Navantia também estabeleceu um "Centro de Excelência" em Riad, dedicado ao desenvolvimento e à integração contínua do sistema de combate HAZEM, ajustado às necessidades das Forças Navais Reais Sauditas e com potencial para futuras exportações na região.
A parceria com a Espanha reforça a posição estratégica do país europeu como um dos principais fornecedores de defesa da Arábia Saudita, atualmente o quarto maior parceiro comercial militar de Riad, atrás dos EUA, Reino Unido e França. Entre 2015 e 2017, a Espanha exportou mais de US$ 900 milhões em equipamentos militares para o país do Oriente Médio, fortalecendo uma cooperação que continua a crescer.
Essa nova fase do Projeto Sarawat destaca o compromisso saudita com a modernização de sua frota naval e o desenvolvimento de capacidades locais, uma estratégia que não só amplia a autossuficiência militar, mas também posiciona o país como um potencial exportador de tecnologias de defesa na região.
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