quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Tropa de Selva do Exército Brasileiro Segue para Treinamento CORE 24 nos EUA

A partir do próximo dia 4 de agosto, uma destacada tropa do Exército Brasileiro, especializada em operações na Amazônia, embarcará para os Estados Unidos para participar do CORE 24, um treinamento avançado com o Exército norte-americano. A missão visa aprimorar as habilidades e a integração das tropas brasileiras em um cenário de operações combinadas e exercícios de rotação.

Desde março de 2023, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) tem conduzido uma série de exercícios intensivos conhecidos como Munduruku, com o objetivo de elevar o nível de adestramento de suas tropas. A Operação Munduruku I, realizada de 6 a 10 de março de 2023, marcou o início desta jornada, com foco no desenvolvimento da liderança em pequenas frações e na coesão da tropa. O exercício envolveu atividades como Tiro Real de Fração, navegação, combate e comunicações.

Em preparação para a CORE 23, ocorrida em novembro de 2023, cinco exercícios adicionais foram realizados. Mais recentemente, entre 24 e 27 de junho de 2024, a 23ª Bda Inf Sl conduziu a Simulação Viva do Munduruku IX em Itupiranga (PA). Este exercício, com a participação de mais de 1.000 militares, incluiu planejamento detalhado, assalto aeromóvel, infiltração noturna e ataques a posições defensivas, reforçando a integração e o adestramento das tropas.

CORE: Uma Cooperação Estratégica Internacional

O CORE, acrônimo para Combined Operation And Rotation Exercise, é uma iniciativa bilateral que começou com o Exercício Culminating de 2021 nos EUA, quando tropas brasileiras participaram de um treinamento com militares americanos. Desde então, um programa de cooperação foi estabelecido, prevendo exercícios anuais até 2028, alternando entre os dois países.

Os Exercícios CORE envolvem a integração de tropas brasileiras com unidades do país anfitrião. Até o momento, foram realizadas duas edições no Brasil (São Paulo e na região Norte) e uma nos Estados Unidos, destacando o compromisso contínuo com o aprimoramento das capacidades operacionais e a cooperação entre as Forças Armadas dos dois países.

Com a participação no CORE 24, a tropa brasileira não apenas se prepara para enfrentar novos desafios, mas também fortalece a parceria estratégica com os Estados Unidos, elevando o nível de prontidão e eficácia das Forças Terrestres brasileiras.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger