segunda-feira, 10 de junho de 2024

Missão Emirados: Conhecemos o Veículo Leve de Reconhecimento (LRV) da IAG/VSK Tactical, uma interessante solução para o Brasil

No universo das operações táticas, a busca por segurança, eficiência e inovação é uma constante. Nesse contexto, o Veículo Leve de Reconhecimento (LRV -Light Reconnaissance Vehicle) da IAG/VSK Tactical surge como uma resposta engenhosa e versátil para os desafios modernos. Baseado na confiável mecânica Toyota, a mesma adotada pela Hilux, o LRV combina tecnologia de ponta com uma mecânica robusta e confiável, projetada para enfrentar os terrenos mais desafiadores, oferecendo desempenho excepcional e um baixo custo de operação/manutenção.

O Coração do LRV: Tecnologia e Desempenho

O LRV conta com o confiável motor Toyota 2GD-FTV de 2.4L Turbo-Diesel

Impulsionado por um motor Toyota de 2.4L (modelo 2GD-FTV), 4 cilindros a diesel, turbo, o LRV oferece uma potência impressionante de 147hp a 3400rpm e um torque máximo de 400Nm a 1600-2000rpm, garantindo agilidade e rápida resposta em todas as situações. Com uma transmissão manual de 6 velocidades e tração 4x4, o LRV está pronto para enfrentar qualquer terreno, desde terrenos urbanos até ambientes rurais e off-road mais desafiadores.


Segurança e Conforto: Priorizando os Ocupantes

O projeto do LRV primou pela ergonomia e segurança da guarnição, com suportes para fuzis de assalto e cintos de 4 pontos

No interior do LRV, a segurança e o conforto dos ocupantes são prioridade. Com airbags para motorista e copiloto, sistema antibloqueio de freios (ABS) e controle eletrônico de distribuição de frenagem (EBD), o veículo oferece uma combinação de segurança passiva e ativa para garantir a proteção de todos a bordo. Além disso, recursos como controle de estabilidade do veículo (VSC) e controle de tração em subida (HAC) garantem uma experiência de condução tranquila e estável em todas as condições, com cintos de 4 pontos para todos ocupantes.

A suspensão do LRV foi projetada para proporcionar estabilidade e desempenho em terrenos variados. Na dianteira, conta com um sistema de suspensão do tipo double wishbone com barra estabilizadora, garantindo um controle preciso e redução de rolamento lateral. Na traseira, utiliza um sistema de suspensão rígido com molas semi-elípticas, oferecendo robustez e capacidade de carga elevada. Esta combinação permite ao LRV manter estabilidade e tração tanto em terrenos irregulares quanto em operações off-road, assegurando conforto e segurança para os ocupantes em qualquer missão.

Adaptação às Necessidades da Missão: Personalização e Versatilidade

O LRV possui suporte com cofre para munição na portas, além da possibilidade de receber uma metralhadora no teto

Para atender às demandas específicas de missões táticas, o LRV oferece uma série de opções de personalização. Desde configurações de assentos, com assentos tipo concha individuais na primeira e segunda fileira, até armazenamento adicional e recursos de montagem de armas opcionais, como a montagem de armas na parte superior, com sistema manual rotativo de 360 graus, que pode incorporar desde metralhadora leves 7,62mm, até metralhadora .50 (12,5mm) e lançadores de granadas ou sistemas de defesa aérea leve. Com isso, o LRV pode ser adaptado para atender às necessidades únicas de qualquer missão.

Nossa experiência com LRV no Deserto de RAS Al-Khaimah

Durante sua visita às instalações, nosso editor teve a oportunidade de se deparar com um exemplar do LRV no galpão da IAG, onde ficavam guardados os exemplares de demonstração e protótipos. Sem hesitar, ele solicitou ao CEO da VSK Tactical, Marcellus Ferreira Pinto, e ao CEO da IAG, Anton Stefov, que o veículo fosse incluído nos modelos apresentados no campo de testes.

Nicolaci pode conhecer o LRV e avaliar as capacidades do veículo no desafiador ambiente desértico de RAS Al-Khaimah

O LRV personifica a solução ideal para equipar as fileiras do Exército Brasileiro e o Corpo de Fuzileiros Navais com um veículo robusto, simples e funcional para atender às necessidades de vigilância e reconhecimento. Ele se apresenta como um potencial substituto para os veteranos Defender Commando e Marruá atualmente empregados no Brasil, oferecendo uma solução moderna, de manutenção simples e de baixo custo, que se encaixa nos orçamentos limitados das forças brasileiras.

Nicolaci teve a oportunidade de embarcar no LRV e seguir para o campo de testes no deserto de RAS Al-Khaimah. Lá, ele pôde observar de perto as características do veículo, que se mostrou extremamente estável em terrenos irregulares e arenosos. O veículo alcançou velocidades superiores a 110km/h e manteve a estabilidade durante manobras típicas de operações militares. Com uma ótima relação peso/potência, o LRV proporcionou uma aceleração e retomada de velocidade excepcionais em manobras. Além disso, sua capacidade de frenagem mostrou-se impressionante, garantindo uma resposta rápida e segura em situações de emergência. Em curvas, o veículo demonstrou uma estabilidade impressionante, graças ao seu centro de gravidade baixo, permanecendo firmemente no chão mesmo durante as manobras mais ousadas.

Após essa primeira fase de testes, nosso editor trocou o assento dianteiro pelo assento traseiro, especialmente projetado para atender às necessidades das equipes de comando. Este assento, voltado para a retaguarda do veículo, desempenha um papel crucial no campo de batalha, permitindo que os operadores tenham uma visão completa e constante da retaguarda durante o avanço do veículo no teatro de operações.

Nosso editor realizou testes com o LRV no deserto de RAS Al-Khaimah e comprovou as qualidades do LRV

Essa posição estratégica oferece uma vantagem tática significativa, permitindo que a equipe embarcada mantenha uma vigilância constante e eficaz sobre possíveis ameaças ou obstáculos que possam surgir atrás do veículo. Além disso, permite uma comunicação rápida e eficiente entre os ocupantes destes assentos e o restante da equipe, garantindo uma coordenação suave e eficaz das operações.

Ao se posicionar no assento traseiro, nosso editor experimentou a importância e a eficácia dessa posição estratégica, destacando ainda mais as capacidades do Veículo Leve de Reconhecimento da IAG/VSK Tactical em atender às demandas das operações táticas mais exigentes.

Após a conclusão dos testes de campo com o LRV, foi o momento de retornar às instalações da IAG e aproveitar a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas com Anton Stefov, que como CEO e fundador da IAG, Stefov não apenas lidera a empresa, mas também é um engenheiro com uma vasta experiência em campo. Sua trajetória como oficial do Exército Búlgaro confere-lhe uma compreensão íntima das necessidades operacionais e dos desafios enfrentados nas situações reais. Essa profunda expertise militar permeia cada detalhe dos veículos da IAG, incluindo o LRV, resultando em soluções eficientes e adaptadas às demandas do campo de batalha moderno.

O LRV apresenta soluções simples e práticas, como compartimento para munições e o sistema de remoção de portas com pino

O design do LRV é meticulosamente pensado para entregar segurança e eficiência em campo. Sua cabine é reforçada por uma gaiola de proteção contra capotamento, estendendo-se desde o capô dianteiro até o chassi traseiro. Com o compartimento do motor protegido por aço, a gaiola é construída com tubos e placas de aço, garantindo uma estrutura robusta e resistente. O revestimento do piso com placas de aço oferece proteção contra explosões, capaz de resistir à detonação de duas granadas DM51. Os para-brisas frontais são basculantes e equipados com limpador/lavador para facilitar a manutenção, enquanto os para-choques dianteiro e traseiro são feitos sob medida em aço para proporcionar proteção adicional. 

O LRV também apresenta ganchos de reboque dianteiro e traseiro, estribos em ambos os lados e na traseira, além de alças de apoio para cada ocupante. Seu painel de instrumentos é resistente à água, tornando-o ideal para operações de desembarque anfíbio e com capacidade para transpor cursos d'água de até 120cm. A constituição da estrutura em aço oferece ainda proteção balística aos ocupantes, reforçando sua segurança em todas as circunstâncias. O LRV possui também alças de apoio são instaladas para cada ocupante.

Além disso, o LRV pode ser aerotransportado, com seus 5,32m de comprimento, é possível acomodar dois veículos no KC-390. Também pode ser helitransportado pelo H225M (UH-15, HM-4, H-36), SH-16 "Seahawk" ou UH-60M Black Hawk, suspenso por cabos. Essa capacidade de transporte aéreo facilita a infiltração de comandos e o movimento navio-terra, tornando-o uma escolha ideal para fortalecer as capacidades operacionais, sendo possível a infiltração terrestre, anfíbia ou aerotransportados. 

Sem sombra de dúvidas, o LRV nos surpreendeu e representa uma solução moderna e altamente adaptável para o Exército Brasileiro e o Corpo de Fuzileiros Navais. Com sua construção robusta e tecnologia avançada, ele atende às demandas de reconhecimento e vigilância, oferecendo uma alternativa superior aos veículos atualmente em uso.

Compromisso com a Qualidade e Suporte ao Cliente

No Brasil, a VSK Tactical, uma Empresa Estratégica de Defesa (EED) nacional, é a representante oficial da IAG, oferecendo suporte pós-venda abrangente e garantindo a satisfação do cliente em todas as etapas. Além disso, com a instalação prevista de uma planta industrial em Camaçari (BA), a IAG demonstra seu compromisso em oferecer soluções de alta qualidade e adaptadas às necessidades locais, fortalecendo ainda mais sua posição no mercado.

O Veículo Leve de Reconhecimento da IAG/VSK Tactical é mais do que um simples veículo; é uma promessa de segurança, eficiência e inovação. Com sua combinação de tecnologia avançada, desempenho excepcional e personalização flexível, o LRV está definindo o padrão para o futuro das operações táticas, garantindo que aqueles que o utilizam estejam sempre um passo à frente.


Ficha Técnica do LRV (Light Reconnaissance Vehicle)


Estrutura: Tubos e placas de aço

Comprimento: 5325 mm

Largura: 1815 mm

Altura: 1795 mm

Proteção do Motor: Placas de aço

Proteção do Piso: Placas de aço contra explosões de 2 granadas DM51

Parabrisas: Basculantes com limpador/lavador

Motorização:

Motor: Toyota 2GD-FTV

Tipo: 2.4L, 4 cilindros, diesel D-4D, turbo

Potência Máxima: 147 hp a 3400 rpm

Torque Máximo: 400 Nm a 1600-2000 rpm

Transmissão: Manual de 6 velocidades

Tração: 4x4

Suspensão:

- Dianteira: Double wishbone com barra estabilizadora

- Traseira: Rígida com molas semi-elípticas

Freios:

- Dianteiros: Discos ventilados

- Traseiros: Tambor

Capacidade de Combustível: 80 litros

Tipo de Combustível: Diesel

Recursos:

- Ganchos de Reboque: Dianteiro e traseiro

- Estribos: Laterais e traseiro

- Alças de Apoio: Para cada ocupante

- Painel de Instrumentos: Resistente à água

Capacidades de Transporte:

- Pode ser transportado em um KC-390 (2 veículos) ou helitransportado por H225M, SH-16, ou UH-60M suspensos por cabos.

Desempenho:

- Velocidade Máxima: 150 km/h

- Capacidade de Aceleração: 0-100km/h 13s. Ótima relação peso/potência, proporcionando rápida aceleração e retomada de velocidade

- Estabilidade: Excelente estabilidade em terrenos irregulares e arenosos, com centro de gravidade baixo

- Capacidade de Frenagem: Resposta rápida e segura, com desempenho impressionante em situações de emergência

- Transposição de Cursos d'Água: Até 120 cm


Por Angelo Nicolaci


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3 comentários:

  1. Pra que o Exercito e o CFN comprariam um veículo desses? E o Chivunk? Acredito que pelo menos para fazer um veículo desses, temos base industrial consolidada.

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    1. O Chivunk está muito aquém em relação ao conceito do LRV, outro ponto a favor do LRV é que será produzido no Brasil pela VSK Tactical, uma EED Brasileira que está estabelecendo sua planta industrial em Camaçari.
      Se você avaliar as características do LRV, verá que o custo benefício e o desempenho são superiores até mesmo ao Agrale Marruá, que pode ser substituído pelo LRV

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