Na manhã de segunda-feira, 11 de março, o auditório do CIASC, no Complexo Naval da Ilha do Governador, foi o cenário da aula inaugural do Curso de Coberturq Jornalística em Área de Combate (CCJAC), promovido pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), a qual foi conduzida pelo Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (ComGerCFN).
O primeiro Dia do CCJAC
A primeira turma do curso, composta por jornalistas de diversas regiões do Brasil, recebeu as boas-vindas do Contra-Almirante Paulo Roberto, Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). Ele proporcionou uma breve apresentação sobre a estrutura do CIASC, principal centro de formação do Corpo de Fuzileiros Navais, abrangendo desde a qualificação operacional até a formação e graduação de militares.
Posteriormente, o Capitão de Fragata (FN) Tarick Taets, Comandante do COpPaznav, apresentou a programação da semana aos alunos, desejando-lhes um curso produtivo.
A aula inaugural foi marcada pela palestra do Alte.Esq (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, que destacou a importância deste novo curso oferecido pela Marinha do Brasil aos jornalistas.
Em sua palestra, o Alte Carlos Chagas destacou os riscos e particularidades inerente as atividades de cobertura jornalística em áreas de conflitos, e a importância de se promover essa interação com a imprensa e mídias, salientando a importância estratégica da atuação Jornalística para promoção das atividades militares em diversos espectros do campo geopolítico e social.
Nesta ocasião, o Almirante que possui um vasto e rico currículo, compartilhou com os alunos um pouco sobre suas experiências ao longo de sua carreira, dando ênfase nas experiências em que a atuação junto a imprensa é um ponto chave em diversos cenários, relatando situações em que a aproximação com a imprensa, foi de extrema valia para as operações e a sociedade como um todo.
Após a conclusão da primeira palestra nesta aula Inaugural, o Alte Carlos Chagas respondeu a perguntas dos Alunos.
A segunda palestra foi conduzida pelo Contra-Almirante Alexandre Pavoni, Comandante do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM). Ele abordou pontos cruciais para a estratégia nacional de defesa e destacou o papel da mídia nesse contexto.
Pavoni ressaltou a importância da Amazônia Azul e o papel do jornalismo em conscientizar a sociedade sobre a relevância do mar para a economia brasileira. Citou a necessidade de investir em defesa, referindo-se a Rui Barbosa e defendendo a destinação de 2% do PIB para defesa, com 30% desse montante voltado para a indústria nacional de defesa.
Na parte da tarde, o Capitão-Tenente Fabrício Costa apresentou detalhes sobre a Marinha, incluindo sua estrutura organizacional e meios de ingresso, respondendo às dúvidas dos alunos.
O encerramento do primeiro dia envolveu instruções teóricas e práticas de primeiros socorros de combate, conduzidas pelo 1⁰ Sargento Enfermeiro (FN) Amorim. Os alunos puderam exercitar técnicas como o uso de torniquetes, imobilização e abordagem em Parada Cardiorrespiratória.
Por Angelo Nicolaci
Agradecemos ao apoio da VSK Tactical em nossa participação neste importante curso promovido pela Marinha do Brasil.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário