Em busca de um novo sistema móvel de defesa aérea de médio alcance, o Egito está considerando seriamente a implementação do sistema indiano de mísseis antiaéreos AKASH. A decisão surge em meio à crescente cooperação militar entre o Egito e a Índia, que se materializou através de programas conjuntos de treinamento e compartilhamento de conhecimentos técnicos nos últimos anos.
A ponderação do Egito em relação ao sistema AKASH não é unilateral, visto que outras opções, como o sistema britânico CAMM, também estão sendo cuidadosamente analisadas. Este processo de avaliação reflete o compromisso egípcio em adquirir o sistema mais adequado às suas necessidades de defesa aérea de médio alcance.
A Índia, por sua vez, já consolidou o sistema AKASH por meio de acordos internacionais. No final de 2023, um acordo entre a Índia e a Armênia foi assinado, marcando um passo significativo na parceria entre os dois países. Esse movimento da Armênia em direção ao AKASH segue a crescente desconfiança em relação à Rússia, agravada pela perda na Segunda Guerra de Karabakh.
O sistema AKASH, que entrou em serviço em 2009, é considerado uma contrapartida do sistema de defesa aérea russo BUK em termos de estrutura e aplicação. Suas duas variantes principais incluem a linha de base do AKASH, um míssil movido a ramjet com alcance de 30 km e altitude máxima de 20 km, e a variante mais recente, AKASH-NG, que apresenta melhorias substanciais.
A variante AKASH-NG, recentemente testada com sucesso em 12 de janeiro de 2024 contra um alvo aéreo de alta velocidade em baixa altitude, destaca-se por sua transição para um motor de foguete de pulso duplo, proporcionando alcance aprimorado. Outras melhorias incluem a capacidade de transporte dentro de containers, um novo buscador de RF e uma espoleta de proximidade baseado em óptica.
Exército Brasileiro de olho no AKASH-NG
Segundo fontes confiáveis do GBN Defense, o Exército Brasileiro está atualmente avaliando o sistema AKASH-NG. Uma comitiva brasileira deverá ser enviada à Índia ainda este ano para acompanhar uma demonstração do sistema e realizar uma avaliação mais detalhada. Essa iniciativa destaca o crescente interesse no avançado sistema de defesa aérea indiano.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário