A fragata HMNZS Te Mana concluiu com êxito uma fase crucial de seu processo de atualização, realizando dois disparos de mísseis terra-ar Sea Ceptor na Área de Exercício da Austrália Oriental. Este evento marca o término do processo de testes e avaliação da fragata, que junto com sua a HMNZS Te Kaha, passou por uma abrangente atualização de sistemas.
Os recentes testes representam o primeiro lançamento operacional do Sea Ceptor desde a implementação do sistema de mísseis durante as melhorias realizadas no Canadá. Enfrentando ameaças simuladas na forma de alvos aéreos, os sistemas de defesa das fragatas entraram em ação.
Durante o teste, uma ameaça foi direcionada para a HMNZS Te Mana, seguida por outra direcionada para longe do navio, simulando um ataque a uma embarcação próxima. O Sistema de Gerenciamento de Combate do navio demonstrou eficiência ao identificar e classificar ambas as ameaças, culminando no lançamento e interceptação bem-sucedidos dos mísseis CAMM disparados pelo sistema Sea Ceptor, neutralizando os alvos.
Além de reforçar a capacidade de autodefesa das fragatas, os resultados destes testes indicam uma transição significativa. As embarcações, agora equipadas com o Sea Ceptor com mísseis CAMM de alcance superior a 25 quilômetros, evoluíram de uma posição exclusivamente defensiva para uma capacidade expandida de defesa de outros meios.
A modernização abrangente abordou não apenas o aspecto ofensivo, mas também comprovou a eficácia dos sistemas de vigilância, contramedidas e gerenciamento de combate das fragatas da classe Anzac. Este avanço representa uma mudança estratégica, permitindo que as fragatas ofereçam defesa antimísseis a qualquer plataforma com a qual estejam operando. Os resultados positivos destes testes reforçam a confiança na capacidade das fragatas para enfrentar ameaças variadas, consolidando seu papel vital na defesa marítima.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da MBDA
0 comentários:
Postar um comentário