quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Tem início Exercício Southern Vanguard 24

Após uma longa viagem, os soldados da Companhia Charlie, 1st Battalion, 26th Infantry Regiment, 101st Airborne Division (Assalto Aéreo) do Exército dos EUA (US Army), se alinharam em formação cerrada sob o forte Sol brasileiro. O General Luciano Guilherme, comandante do Comando Militar Norte, declarou o início do Southern Vanguard 24 na manhã de 6 de novembro.

"É com grande satisfação que testemunho este dia histórico e saúdo calorosamente todos os valorosos membros desta tropa vibrante e altamente treinada diante de nós," declarou o General Guilherme.

Os soldados em formação representaram uma fração dos 1.300 participantes das forças do Exército Brasileiro e dos EUA, unindo-se no exercício. O contingente de treinamento do Southern Vanguard deste ano incluiu 300 soldados pertencentes à 101st Airborne Division do Exército dos Estados Unidos, 7º Grupo de Forças Especiais, 1ª Brigada de Assistência às Forças de Segurança e integrantes da Guarda Nacional do Exército do estado de Nova York.

Pelos próximos quinze dias, soldados brasileiros e americanos treinarão em conjunto, realizando operações de assalto aéreo, operações urbanas e se familiarizando com armamentos diversos.

O Southern Vanguard é um exercício anual apoiado pelo SOUTHCOM que se concentra nos níveis operacionais e táticos, visando aprimorar a interoperabilidade entre as forças armadas dos Estados Unidos e do Brasil.


"O treinamento conjunto possibilita a nossos exércitos aprimorar a interoperabilidade e demonstrar um compromisso compartilhado em testar nossas habilidades de implantação rápida e aperfeiçoar procedimentos, ao mesmo tempo em que oferece um local excelente para elevar nossa prontidão e nos preparar para responder a crises ou contingências," afirmou a General Brigada Isabel Smith, Diretora do Estado-Maior Conjunto da Guarda Nacional de Nova York.

Este é o segundo encontro desde a criação do exercício em 2021, quando as nações parceiras se reuniram no Brasil para o Southern Vanguard, que acontece paralelamente ao exercício anual de operações combinadas do Brasil, denominado CORE23.

O CORE é resultado de um programa de cooperação firmado entre o Brasil e os Estados Unidos. A primeira edição ocorreu no Sudeste do Brasil em 2021, e a segunda teve lugar no Joint Readiness Training Center, em Fort Johnson, Louisiana, em 2022.

"Nos próximos dias, estaremos vivenciando a terceira edição na região Norte do Brasil," ressaltou o General Guilherme. "Estar no coração da Amazônia Oriental é uma honra e uma demonstração do comprometimento das nossas nações com o fortalecimento das relações bilaterais."


GBN Defense

com informações do US Army

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger