Os Estados Unidos estão implementando uma mudança significativa na abordagem da Força Aérea em relação à construção e manutenção da prontidão operacional para operações de voo, por meio da integração de acordos comerciais. Embora a utilização de capacidades comerciais para esse fim não seja uma novidade, vale destacar que a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais já adotam essa prática há quase duas décadas. No entanto, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) está agora incorporando a utilização de aeronaves reabastecedoras comerciais como parte dessa estratégia, no que se mostra uma solução a lacuna existente na capacidade de prover reabastecimento aéreo, tendo em vista os atrasos na incorporação de novas aeronaves reabastecedoras para suprir as baixas das veteranas aeronaves KC-135.
Recentemente, durante o exercício Commando Sling 23, a USAF testemunhou um marco significativo ao empregar uma empresa comercial de reabastecimento, a Omega Tanker. Durante o referido exercício, a empresa utilizou seu jato KDC-10, uma versão modificada do Douglas DC-10 para reabastecimento aéreo (REVO), para fornecer combustível a caças F-16 Fighting Falcons da USAF, estacionados na Base Aérea de Osan, na República da Coreia do Sul, até Cingapura.
A versatilidade da aeronave reabastecedora comercial não se limitou apenas ao reabastecimento de caças da Força Aérea, uma vez que o KDC-10 foi também configurado para transportar mais de 40 passageiros envolvidos no exercício, além de quatro posições de paletes de carga, destacando a capacidade multifuncional da aeronave para transporte aéreo e reabastecimento.
O Tenente-Coronel Curtis Holtman, chefe de operações de mobilidade aérea no Pacífico, enfatizou a importância dessa abordagem inovadora. Ele ressaltou que a utilização de reabastecimento aéreo comercial permite liberar a frota própria de aviões tanque da USAF para prontidão imediata em resposta a contingências emergentes, enquanto a capacidade comercial cobre movimentos de ponto A para ponto B durante exercícios de treinamento de prontidão da unidade.
Ao final do exercício, está previsto que os reabastecedores comerciais terão fornecido reabastecimento ar-ar para três modelos distintos de aeronaves: F-15C, F-16 e F-22. Essa bem-sucedida implementação demonstra uma capacidade-chave que a USAF planeja continuar a explorar, visando aumentar a frequência de exercícios enquanto mantém uma prontidão imediata para missões críticas. Esta estratégia representa um meio adicional para reforçar a prontidão operacional das forças de combate da Força Aérea dos Estados Unidos.
GBN Defense
com informações da Assessoria de Imprensa do U.S. Indo-Pacific Command
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