Na última quarta-feira (1), a turca TAI realizou a entrega do primeiro lote de helicópteros de ataque e reconhecimento tático T129 ATAK para a Nigéria, com um cargueiro A400M da Força Aérea Turca transportando os dois primeiros helicópteros de ataque T-129 pousando na sede do Comando Aéreo Tático da NAF em Makurdi.
Espera-se que a chegada dos T-129 ATAK melhore os esforços de contraterrorismo de Abuja, uma vez que a aeronave turca tem uma capacidade significativa de reconhecimento e vigilância, contando com uma poderosa suíte eletrônica e sistemas eletro-ópticos avançados montados no nariz da aeronave.
A Nigéria encomendou recentemente 6 helicópteros de ataque e reconhecimento tático T129 ATAK da TAI, recebendo o primeiro lote de duas aeronaves ATAK T129. Além da Nigéria, a Türkiye exportou o T129 ATAK para as Filipinas, que já recebeu os primeiros exemplares.
Por outro lado, o segundo lote previsto de dois ATAK T129 para a Nigéria deve ser entregue no segundo trimestre de 2024. É especulado que a Nigéria aumente o número de pedidos do T129 ATAK para mais 6 unidades.
O T129 ATAK já esteve no Brasil em 2019, onde foi demonstrado ao Exército Brasileiro, sendo uma interessante opção para o Brasil, porém, apesar de ser considerado como o melhor helicóptero de ataque da sua classe, o Brasil não possui condições orçamentárias para adotar uma aeronave especializada deste tipo no momento, optando por uma plataforma multifuncional com capacidade de realizar operações humanitárias, como o Black Hawk.
A aeronave turca pode ser equipada com 500 projéteis de 20 milímetros, 16 mísseis Roketsan CİRİT, 8 mísseis L-UMTAS ou UMTAS, 8 mísseis Stinger ou 76 foguetes de 70 milímetros, o que faz do T129 ATAK um letal vetor de combate.
O helicóptero é movido por dois motores LHTEC-CTS800-4A de 1.373 shp cada, sendo capaz de atingir velocidade máxima de 281 km/h, com alcance de 537 quilômetros, além de voar na altitude máxima de 15.000 pés.
GBN Defense
Com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário