Segundo noticiado, o KC-390, a maior aeronave já fabricada no Brasil, encontra-se na fase final de testes e avaliações em Gavião Peixoto. O programa KC-390 da Embraer conta com vários parceiros em seu desenvolvimento, como Portugal e República Tcheca dentre outros, que após cerca de sete anos de pesquisas e desenvolvimento deverá finalmente obter sua certificação e homologação, dando o sinal verde para sua operação.
A aeronave brasileira esta entrando em um nicho de mercado onde hoje reina absoluto o vetusto C-130 Hércules, uma aeronave muito conceituada e operada aos milhares ao longo de décadas desde seu lançamento, mas que tem contra si o peso da idade, apesar das constantes atualizações e de ainda estar em produção. O "Davi" brasileiro irá disputar uma fatia do mercado onde há previsão de grande procura por novas aeronaves, uma vez que a maior parte da frota de transporte mundial desta categoria encontra-se no final de seu ciclo operacional, sendo uma grande oportunidade para o produto brasileiro ganhar espaço, tendo seu principal trunfo suas capacidades e desempenho, aliados á um projeto moderno e inovador com baixos custos.
Já presente em concorrências internacionais, o KC-390 tende a ser um grande rival da aeronave norte americana, sendo uma disputa acirrada, porém, com muitos pontos a favor da aeronave brasileira se formos nos ater as características de desempenho, onde nossa aeronave ganha do norte americano Hércules em diversos aspectos.
Fazendo uma breve comparação entre ambas aeronaves, o KC-390 consegue transportar 7 toneladas á mais, voar 280 km/h mais rápido que o C-130, perdendo apenas no quesito transporte de pessoal, onde sua capacidade é de 80 soldados contra 90 no C-130. Um grande diferencial esta na propulsão da aeronave, que ao invés de motorização turboélice como no projeto americano, o brasileiro usa duas turbofan.
O KC-390 já vem acumulando centenas de intenções de compra, com a Embraer relatando que a mesma já possui uma extensa carteira de pedidos e intenções de compra.
O KC-390 tende a se tornar a mais bem sucedida aeronave produzida no Brasil, e poderá ser um divisor de águas nas capacidades da industria aerospacial brasileira, onde pode ser a base para se conceber aeronaves de grande porte para o mercado civil.
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