sábado, 5 de outubro de 2013

Marruá o revolucionário 4x4 brasileiro

No início do novo século, após uma década de dificuldades financeiras e as incertezas do mercado nacional, a Agrale mantendo seu histórico de inovações e investimentos em nichos de mercado, resolveu investir na pesquisa e desenvolvimento de um novo produto, visando ocupar o vácuo deixado pelo Toyota bandeirante no mercado de veículos 4x4. Após meses de pesquisa e desenvolvimento a Agrale apresentava ao mercado o seu mais novo produto, o “Marruá”, primeiro veículo de uma família de veículos 4x4 visando principalmente atender a demanda das forças armadas brasileiras.

Apresentado ao mercado em 2004, o “Marruá” despertou a atenção não só do mercado de defesa, mas de outros operadores de veículos nesta categoria, exibindo força e robustez, o novo veículo atraiu a atenção de empresas que prestam serviços em condições específicas, atuando em regiões de difícil acesso que exigem veículos especiais com tração 4x4. Com isso o novo utilitário da Agrale adentrava um mercado promissor, onde empresas de infraestrutura e segurança pública buscavam um substituto aos antigos Bandeirantes que tão bem desempenharam suas funções, mas que já se apresentam obsoletos e fora de produção. Assim nascia o revolucionário 4x4 brasileiro.



O projeto do “Marruá” nasceu em 2003, quando durante um pesquisa de oportunidades de mercado, a Agrale se deparou com o programa FT90 do Exército Brasileiro, que buscava uma nova viatura para atender as suas necessidades operacionais, sendo que o mesmo não encontrava opções satisfatórias no mercado até então. A Agrale mergulhou em pesquisas para desenvolver um veículo que atende-se aos requisitos do Exército Brasileiro, durante esse processo, seus engenheiros e diretores se depararam com um projeto rústico feito por um ex-funcionário da extinta ENGESA e que estava testando um protótipo no Arsenal de Guerra. Tal projeto se mostrou promissor e foi comprado pela Agrale, que utilizou como base para o desenvolvimento do seu novo veículo, que após muitas modificações e investimento se tornou o protótipo do “Marruá”. O projeto passou então por um processo acelerado de maturação, se transformando em um projeto forte no mercado, diferente de tudo que já havia sido produzido até então no Brasil. O nome “Marruá” tem origem em um tipo de touro selvagem e arisco.



Nascido para atender á um requerimento do Exército Brasileiro, o “Marruá” em pouco tempo conseguiu mais que isso, atraiu a atenção de outros países que hoje os utilizam em suas forças armadas, sendo inclusive utilizado em diversas missões da ONU.

Suas características de robustez e durabilidade surpreenderam nas avaliações operacionais, contando com um sistema de suspensão de longo curso resistente, um robusto trem de força e capacidades de ½t e ¾t, o veículo apresenta um grande desempenho nas operações militares. Possuindo um “DNA” militar, foi desenvolvido exclusivamente se pensando em atender ao pesados requesitos que se lança sobre esta categoria de veículos.
Hoje o Marruá se encontra em serviço em países como Argentina, Equador, Paraguai e Peru. Estando em avaliação na Europa e outros países. Recebendo elogios dos seus operadores, principalmente pela suas características simples e baixo custo de manutenção, o “Marruá” desperta interesse de outro mercado que exibe um amplo leque de aplicações para este veículo brasileiro, a segurança pública tem demonstrado interesse na aquisição de diversas dessas viaturas para as mais diversas aplicações, desde resgate á operações policiais e de fronteira, além do mercado de viaturas de serviço de infraestrutura, onde empresas de energia e serviços públicos encontram no Marruá sua opção para atuar em lugares onde não seria possível levar seus serviços sem uma viatura do porte e características do Marruá.

Hoje a Agrale esta consolidada nesse novo nicho de mercado, apresentando diversos derivados dessa nova família, recentemente lançou durante a LAAD 2013 a nova viatura Agrale Marruá AM 41, que surge para atender às necessidades das Forças Armadas no transporte de equipamento, carga e pessoal em qualquer terreno - 5.000 Kg (carga + reboque).

Outros destaques são o VTL Rec, uma viatura de reconhecimento; e o utilitário Marruá AM 200 cabine dupla versão policial, demonstrando ao mundo a capacidade técnica e a qualidade dos produtos desenvolvidos no Brasil.


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