domingo, 3 de julho de 2011

Transpetro lança ao mar o quarto navio do Promef


A Transpetro lançou ao mar na última quinta-feira, 30, no Estaleiro Mauá, em Niterói, o quarto navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O navio de produtos foi batizado de Rômulo Almeida, em homenagem ao político, economista e professor baiano que participou, nos anos 1950, da criação da Petrobras. Na cerimônia, foi realizado também o batimento de quilha do quarto navio de produtos contratado junto ao Mauá.

Além do Rômulo Almeida, já foram lançados ao mar os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, pelo Mauá, e o suezmax João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A embarcação lançada hoje teve como madrinha a empregada da Transpetro Maria Carolina Gomes Pereira Vilas Boas.

“O lançamento ao mar do navio Rômulo Almeida é mais uma prova da vitalidade do Promef, que fez ressurgir a indústria naval brasileira. Depois de uma crise de décadas, o Brasil tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de navios petroleiros do mundo”, disse o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

Com 183 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de 60 andares, e 48,3 mil toneladas de porte bruto, o navio Rômulo Almeida será usado para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel. A embarcação terá um índice de nacionalização de 72%, acima do patamar mínimo estabelecido para o Promef, que é de 65%.

O lançamento ao mar é o penúltimo marco na construção de um navio, antes da entrega ao armador para operação. Após o lançamento, a embarcação passa pelos acabamentos finais e pela prova de mar, que verifica seu desempenho em uma viagem de curta distância.

Até o fim de 2011, dois outros navios do Promef serão lançados ao mar e três serão entregues à Transpetro para o início de operação. Até 2015, estarão concluídos os 49 navios do programa. Com isso, a frota da empresa, hoje com 53 navios, superará o número de 110 embarcações.

O Promef mobiliza hoje seis estaleiros, quatro deles já em operação: Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, e Mauá, Estaleiro Ilha SA (Eisa), e Superpesa, todos no Rio. Os estaleiros Promar, em Pernambuco, e Rio Tietê, em São Paulo, iniciam em breve as obras de implementação. Este último construirá os comboios para transporte de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná.

Além de possuir a quarta maior carteira mundial de petroleiros, o Brasil atingiu este ano a quinta posição no ranking das maiores encomendas de navios em geral, ultrapassando Índia e Vietnã. Os estaleiros brasileiros empregam hoje mais de 60 mil pessoas.

Um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Promef já contratou 41 embarcações em suas duas primeiras fases, com investimento total de R$ 9,6 bilhões. A licitação para os últimos oito navios está sendo concluída.

Rômulo Almeida

Nascido em Salvador no dia 18 de agosto de 1914, Rômulo Barreto de Almeida teve uma trajetória profissional repleta de contribuições ao desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil. Formou-se pela Faculdade de Direito da Bahia, mas dedicou sua vida ao planejamento econômico e teve relevante contribuição na criação de grandes empresas e instituições brasileiras, como a Petrobras e o Banco do Nordeste, no período em que participou da assessoria econômica do segundo governo Getúlio Vargas.

Ocupou cargos de destaque em governos e empresas e foi professor em importantes instituições de ensino, como a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica e a Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (Ebap/FGV). Foi casado com Francisca Aguiar Almeida, com quem teve três filhos.

Fonte: JB On Line
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