domingo, 10 de julho de 2011

Definição do FX-2 esta prevista para início de 2012, segundo Jobim


Como já anunciado desde o início do ano, o programa FX-2 que visa reaparelhar a Força Aérea Brasileira com um novo caça, esta suspenso até o próximo ano, onde serão reavaliadas as propostas do três finalista e só então será divulgado o vencedor deste contrato bilionário.

Os três finalistas estão anciosos pela definição do programa, que pode significar para dois destes o futuro de seus vetores no mercado internacional. Principalmente o projeto suéco Gripen NG, que encontra-se ainda em fase de desenvolvimento e depende de um contrato de exportação para que deem proseguimento ao projeto. Já no caso da Dassault com o Rafale F3, a venda para o Brasil poderia alavancar as vendas à outros países, além de significar uma sensível redução nos custos de produção deste caça que hoje é operado apenas na França e tem uma previsão de ser mantido em produção até 2025, caso não haja outras encomendas além da francesa.

Com relação ao concorrente americano, é pouco provável que este venha a se sagrar vencedor por aqui, pois o que esta sendo proposto não esta bem claro, e conforme foi exposto pelos representantes da Boeing durante a LAAD2011, quando entrevistados sobre o pacote de TT, estes nos revelaram um pacote que não atende as necessidades brasileiras para o desenvolvimento de nossa indústria, pesando apenas a favor deste caça a questão diplomática e o peso político representado por Washington.

Neste sábado (9), o Ministro da Defesa Nelson Jobim, durante um fórum empresarial no sul da França, disse que o governo não revisará as propostas antes do início do próximo ano, confirmando assim o anunciado no início do ano e pondo fim as especulações de que o governo poderia antecipar a decisão para o segundo semestre de 2011.

"Vamos examinar isso no início do próximo ano. Neste momento, estamos focados apenas na agenda doméstica", disse Jobim.

Resta agora aguardar o início de 2012 e torcer para que este programa não venha a sofrer mais nenhum atraso, uma vez que se trata de uma importante ferramenta da defesa nacional e representará um passo importante rumo ao desenvolvimento de nossa nação.

Angelo D. Nicolaci

Fonte: GeoPolítica Brasil
Share this article :

1 comentários:

  1. Mais um data estipulada igual a tantas outras
    .
    .
    Para o programa FX brasileiro o seu futuro só a Deus pertence.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger