sábado, 11 de junho de 2011

11 de Junho - Batalha do Riachuelo - Data Magna da Marinha do Brasil




Hoje completamos 146 anos da vitória da Batalha do Riachuelo. Um importante passo para a vitória sobre o Paraguai.

Neste dia, temos a oportunidade de relembrar e reverenciar os feitos de valorosos homens que demonstraram o seu amor ao Brasil, sacrificando as próprias vidas por um ideal maior: a preservação da soberania nacional.

Eram pessoas comuns, como os brasileiros de hoje, com planos e sonhos. E que, no calor do combate daquele 11 de junho de 1865, não se esquivaram à responsabilidade que lhes era imposta. Superaram as adversidades e lograram êxito.

Heróis como o Almirante Barroso, o Guarda-Marinha Greenhalgh, o Marinheiro Marcílio Dias e muitos outros que concorreram para a nossa vitória na Batalha Naval do Riachuelo estarão sempre em nossa memória por seus atos de coragem e bravura.

Felizmente, vivemos hoje em outros tempos. Nossas fronteiras estão consolidadas e a relação de amizade e solidariedade com os países vizinhos está cada vez mais robusta. Cresce, como nunca, a integração e a cooperação regionais. E elas estabelecem um clima de estabilidade e de paz que contribui sobremaneira para o desenvolvimento e os avanços sociais de todos os países da região.

A Marinha do Brasil, com seu espírito cívico elevado, ilustra muito bem essa devoção. É o que pode ser constatado, por exemplo, na participação dos nossos fuzileiros navais no Haiti.

Em mais de cinco anos de atividades, eles têm ofertado uma contribuição ímpar àquele povo. E chamam a atenção dos haitianos e dos demais contingentes estrangeiros que lá se encontram pelo seu acentuado profissionalismo, generosidade e grande eficiência.

Ainda no cenário internacional, é importante mencionar o apoio prestado ao próprio Haiti e ao Chile após os terremotos ocorridos no início do ano - sendo que, nesse último caso, a Marinha enviou um Hospital de Campanha ao país por cerca de um mês e meio. Também merecem igual reconhecimento a operação de busca e resgate do voo Air France 447 e o salvamento da tripulação e dos jovens estudantes do veleiro canadense "Concórdia", que afundou a cerca de 520 km da costa brasileira.

No Brasil, nossos marinheiros foram fundamentais para o alívio das calamidades provocadas pela chuva em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. E mantiveram a nobre missão dos "navios da esperança", que levam assistência médico-hospitalar aos rebeirinhos da Amazônia e do Pantanal.

O valor da Marinha também é reafirmado pela competência com que conduz o Programa Nuclear, de fins pacíficos, e pela sua excelência na construção de navios de superfície e submarinos aqui no País. Esta Força colabora com o desenvolvimento, gera empregos e promove a evolução tecnológica: ações imprescindíveis para uma grande Nação que se projeta cada vez mais no cenário global.

Desse modo, não temos dúvida de que o nosso povo está certo ao sentir muito orgulho da Marinha que o Brasil possui.

Parabéns aos nossos Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis!

Que os exemplos do Almirante Barroso e de tantos outros heróis de sua época se perpetuem. Estes homens vitoriosos transformaram desafios em realidade e, através de suas atitudes, carregadas de intrepidez e patriotismo, gravaram seus nomes no rol dos grandes vultos brasileiros.

Condutas dessa magnitude nos engrandecem e devem servir de inspiração para uma sociedade que pretende ser cada vez mais atuante, independente e justa.

Parabéns à Marinha pela sua Data Magna!
Share this article :

2 comentários:

  1. Bom Dia
    Eu penso que os Brasileiros devem se afastar do " nacionalismo tupiniquim " e repensar que foi a guerra contro o Paraguai que foi , do mesmo jeito que a 1era guerra mundial pela Europa , uma " guerra civil " Latinoamericana . Eu leu que o Brasil recuso de devolver no ano passado pelo Paraguai um canhao tomado durante essa guerra . Por que ? Teria sida um jeito de curar de uma ulltima vez os velhos receios e ferridos entre os dois paises . Noa e o tempo de fazer a " paz dos bravos " em lugar de festejar essa batalha ? Os sacrificios e atos de heroismo foram dos dois lados mais o real vencedor dessa guerra foi o imperialismo Ingles na bacia do Plata e os banqueiros Ingleses que sugavam o Brasil e finiciaram essa " guerra maldita " ! A marinha Brasileira deve ter outras datas para festajar ! Parabéns à Marinha
    Cordialmente
    Daniel BESSON

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia ,
    em complemento do meu postagem ler
    http://www.culturabrasil.org/guerradoparaguai.htm
    http://viversofando.blogspot.com/2010/11/genocidio-amenicano-guerra-do-paraguai.html

    http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2010/11/decisao-de-devolver-canhao-fica-nas.html

    Cordialmente
    Daniel BESSON

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger