Depois de três semanas de testes de mar, a Aquitaine, primeira fragata multimissão da classe FREMM, retornou ao porto. Os testes foram a primeira oportunidade para demonstrar as qualidades marinheiras impressionantes do navio. Sua manobrabilidade e performance do sistema de propulsão atenderam as altas especificações do cliente.
A tripulação da Aquitaine foi formada de pessoal da Marine Nationale, representantes dos clientes, empregados da DCNS e seus parceiros. O principal objetivo da missão foi demonstrar as qualidades marinheiras da fragata e outras qualidades náuticas, além de validar o desempenho da sua propulsão e de navegação.
“Esses testes iniciais no mar da primeira da classe Aquitaine foram realmente muito bem”, disse Vincent Martinot-Lagarde, gestor do programa FREMM . “Os objetivos deste primeiro período de testes no mar foram atingidos, com mais de cem testes bem sucedidos. Os testes de propulsão e manobra foram executados exatamente como tínhamos previsto e em linha com as expectativas do cliente.”
Estes primeiros testes no “ambiente natural” do navio focaram realmente em dois elementos-chave de seu desempenho: propulsão, manobrabilidade e sistema de navegação. Mais de 100 testes foram realizados com sucesso. O sistema de propulsão híbrido de alta performance no estado-da-arte (CODLOG: Combined Diesel eLétrico ou a gás) atendeu às expectativas. A Aquitaine foi levada à sua velocidade máxima de 27 nós. Nessa velocidade, ela ainda tinha uma quantidade considerável de energia de reserva. Durante os testes de manobrabilidade, o navio também se comportou em conformidade com os requisitos do cliente. Em particular, seu diâmetro tático e distância de parada foram melhores do que a especificação.
Para DCNS, estes primeiros testes de mar foram um sucesso duplo. Não só a DCNS ultrapassou os objetivos iniciais da missão, como a campanha também serviu para validar o método de trabalho global previsto para o programa FREMM, incluindo as instalações terrestres de integração de sistemas de exploração de navios de guerra. Este recurso simula a navegação e gerenciamento da plataforma e fez uma contribuição significativa para a boa execução dos ensaios. Além disso, ele também desempenhou um papel importante para ajudar a tripulação da Marinha francesa plenamente se familiarizar com o navio antes de se fazer ao mar.
“Estes primeiros resultados são extremamente positivos e vão nos ajudar a oferecer aos nossos clientes de exportação elevados níveis de desempenho”, disse Vincent Martinot-Lagarde. “Ao demonstrar a alta qualidade do nosso trabalho, todo o processo foi validado.” Um marco importante foi alcançado com estes testes bem sucedidos, que são mais uma prova de que a fragata FREMM da DCNS é uma solução extremamente promissora e competitiva.
Um grande programa para a DCNS e parceiros
No âmbito do programa FREMM, a DCNS vai construir 12 navios: 11 para a Marinha Francesa e um para a Marinha Real Marroquina. As fragatas FREMM são os navios mais tecnologicamente avançados e com preços competitivos no mercado mundial. Estes navios de guerra fortemente armados estão sendo construídos pela contratada principal DCNS para transportar armas e sistemas no estado-da-arte, incluindo o radar multifunção Herakles, mísseis de cruzeiro MdCN, mísseis antiaéreos Aster, mísseis Exocet MM40 anti-navio e torpedos MU90.
As fragatas FREMM multimissão são projetados para responder a todos os tipos de ameaças com inigualável flexibilidade, interoperabilidade e disponibilidade. Como demonstrado pelo contrato de exportação com a Marinha Real Marroquina, eles também são projetados para atender às necessidades e expectativas das marinhas de clientes internacionais.
Dados técnicos da FREMM:
■Comprimento: 142 metros
■Largura: 20 metros
■Deslocamento: 6.000 toneladas
■Max. Velocidade: 27 nós
■Tripulação: 108 (incluindo pessoal de helicóptero)
■Alojamento: 145 homens e mulheres
■Alcance: 6.000 milhas náuticas a 15 nós
Fonte: DCNS
A tripulação da Aquitaine foi formada de pessoal da Marine Nationale, representantes dos clientes, empregados da DCNS e seus parceiros. O principal objetivo da missão foi demonstrar as qualidades marinheiras da fragata e outras qualidades náuticas, além de validar o desempenho da sua propulsão e de navegação.
“Esses testes iniciais no mar da primeira da classe Aquitaine foram realmente muito bem”, disse Vincent Martinot-Lagarde, gestor do programa FREMM . “Os objetivos deste primeiro período de testes no mar foram atingidos, com mais de cem testes bem sucedidos. Os testes de propulsão e manobra foram executados exatamente como tínhamos previsto e em linha com as expectativas do cliente.”
Estes primeiros testes no “ambiente natural” do navio focaram realmente em dois elementos-chave de seu desempenho: propulsão, manobrabilidade e sistema de navegação. Mais de 100 testes foram realizados com sucesso. O sistema de propulsão híbrido de alta performance no estado-da-arte (CODLOG: Combined Diesel eLétrico ou a gás) atendeu às expectativas. A Aquitaine foi levada à sua velocidade máxima de 27 nós. Nessa velocidade, ela ainda tinha uma quantidade considerável de energia de reserva. Durante os testes de manobrabilidade, o navio também se comportou em conformidade com os requisitos do cliente. Em particular, seu diâmetro tático e distância de parada foram melhores do que a especificação.
Para DCNS, estes primeiros testes de mar foram um sucesso duplo. Não só a DCNS ultrapassou os objetivos iniciais da missão, como a campanha também serviu para validar o método de trabalho global previsto para o programa FREMM, incluindo as instalações terrestres de integração de sistemas de exploração de navios de guerra. Este recurso simula a navegação e gerenciamento da plataforma e fez uma contribuição significativa para a boa execução dos ensaios. Além disso, ele também desempenhou um papel importante para ajudar a tripulação da Marinha francesa plenamente se familiarizar com o navio antes de se fazer ao mar.
“Estes primeiros resultados são extremamente positivos e vão nos ajudar a oferecer aos nossos clientes de exportação elevados níveis de desempenho”, disse Vincent Martinot-Lagarde. “Ao demonstrar a alta qualidade do nosso trabalho, todo o processo foi validado.” Um marco importante foi alcançado com estes testes bem sucedidos, que são mais uma prova de que a fragata FREMM da DCNS é uma solução extremamente promissora e competitiva.
Um grande programa para a DCNS e parceiros
No âmbito do programa FREMM, a DCNS vai construir 12 navios: 11 para a Marinha Francesa e um para a Marinha Real Marroquina. As fragatas FREMM são os navios mais tecnologicamente avançados e com preços competitivos no mercado mundial. Estes navios de guerra fortemente armados estão sendo construídos pela contratada principal DCNS para transportar armas e sistemas no estado-da-arte, incluindo o radar multifunção Herakles, mísseis de cruzeiro MdCN, mísseis antiaéreos Aster, mísseis Exocet MM40 anti-navio e torpedos MU90.
As fragatas FREMM multimissão são projetados para responder a todos os tipos de ameaças com inigualável flexibilidade, interoperabilidade e disponibilidade. Como demonstrado pelo contrato de exportação com a Marinha Real Marroquina, eles também são projetados para atender às necessidades e expectativas das marinhas de clientes internacionais.
Dados técnicos da FREMM:
■Comprimento: 142 metros
■Largura: 20 metros
■Deslocamento: 6.000 toneladas
■Max. Velocidade: 27 nós
■Tripulação: 108 (incluindo pessoal de helicóptero)
■Alojamento: 145 homens e mulheres
■Alcance: 6.000 milhas náuticas a 15 nós
Fonte: DCNS
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