Entre 12 e 15 de Abril no Rio de Janeiro, realizada a Exposição e Conferência sobre tecnologias aeroespaciais e de defesa LAAD-2011. A Rússia também estará bem representado no setor de helicópteros. Este segmento que é uma das áreas mais promissoras de cooperação entre a Rússia e o Brasil.
No início de março deste ano, a operadora de helicópteros Taxi Aéreo Helipark assinou um contrato de fornecimento de um Kamov Ka-32A11BC. A entrega do Ka-32A11BC esta prevista ainda para 2011. Atualmente sob certificação Ka-32A11BC no Brasil. Prevê-se que a certificação será finalizada este ano.
Aquisição do Ka-32A11BC foi um projeto piloto Taxi Aereo Helipark para expandir sua frota com uma gama diversificada de modelos. No futuro, a empresa não exclui a possibilidade de aumentar o volume da encomenda deste modelo do helicóptero russo. No caso de novos contratos, há plano para estabelecer um centro de serviço conjunto russo-brasileiro para a manutenção do Ka-32A11BC no Brasil.
A principal vantagem competitiva do Ka-32A11BC é a sua versatilidade.
O Ka-32A11BC é uma versão multifuncional do Ka-32A. O helicóptero é o único em sua categoria capaz de transportar carga suspensão externamente e uma grua para a instalação de estruturas em arranha-céus. O sistema com Rotor coaxial do Ka-32A11BC tem como algumas de suas vantagens a estabilidade e manobrabilidade do helicóptero, o que lhe permite realizar operações complexas de montagem com alta precisão. O Ka-32A11BC pode executar uma ampla gama de serviços, inclusive de combate a incêndios. Especialistas na área de tecnologia de combate a incêndios o reconhecem como um dos melhores helicópteros em sua categoria.
Atualmente, a Rússia vê um mercado muito receptivo para helicópteros civis no Brasil. Para avaliar, as perspectivas de contratos ainda são pequenas em comparação com Portugal, mas com crescente probabilidade de expansão.
A Empresa de Meios Aéreos de Portugal opera hoje seis helicópteros Ka-32. Máquinas usadas para fins públicos, incluindo pesquisa e combate a incêndios, além de operações de salvamento e evacuação médica. Dado o território brasileiro, pode-se estimar aproximadamente quantos desses helicópteros no futuro podem ser comprados pelo Brasil.
De acordo com os estudos no futuro devemos esperar uma expansão de vendas do Ka-32A11BC para outras operadoras brasileiras, pois o helicóptero tem mostrado excelentes resultados na umidade tropical e altas temperaturas típicas da selva brasileira. Podemos falar de uma dúzia de máquinas com a demanda por estes helicópteros numa definição mais ampla da versatilidade de sua aplicação.
O Ka-32A11BC da Helipark, se tornará o terceiro helicóptero civil produzido na Rússia operado no Brasil. Anteriormente, em novembro de 2010, o helicóptero russo Mil Mi-171A1 venceu a concorrência da estatal brasileira Petrobrás para operar na bacia amazônica. A entrega de dois Mi-171A1 ao Brasil está prevista para este ano.
Em 2005 o Mi-171A1 foi certificado no Brasil. Durante o trabalho de certificação de helicópteros tem sido realizada uma série de mudanças fundamentais no sistema de combustível e sistema de controle. Em geral, a capacidade do mercado de helicópteros no Brasil deste tipo esta estimado em várias dezenas de máquinas.
Nesse segmento de helicópteros médios civis, a Rússia tem as maiores chances no mercado brasileiro. Além disso, os esforços de marketing devem ser realizados não só no nível do governo federal, mas também trabalhando com os estados que têm fundos suficientes para a compra de helicópteros para as suas necessidades. Por exemplo, se é que podemos implementar um programa para monitorar a região amazônica na íntegra, então a necessidade de helicópteros só para este programa pode ser de 20-30 unidades.
Agora os russos estão implementando um programa de modernização dos helicópteros Mi-17. Está sendo criado o Mi -171m, que planeja introduzir mais de 80 novas funcionalidades. De acordo com os planos, o Mi-171m terá uma nova turbina, sendo equipados com as novas VK-2500 mais potentes, com isso a altitude máxima passa a 6000 metros, e uma série de outros refinamentos em seu rotor, engrenagens e transmissão. Prevê-se que o comportamento dos testes de desenvolvimento, trabalho e certificação dos novos helicópteros serão concluídos até o final de 2013. Esta opção também pode estar interessante ao Brasil.
A Rússia também manifestou o desejo de progresso sobre o mercado civil de helicópteros no Brasil com o Ansat. O mercado brasileiro é muito receptivo. No entanto, deve-se notar que o Brasil tem uma indústria bem desenvolvida, acima de tudo a Helibrás, empresa que detém grande parcela do mercado.
Falando de concorrentes no mercado, deve-se ter em mente que os vários tipos de helicópteros, a competição é diferente. Em todos os segmentos de mercado, tanto em matéria civil ou militar, os principais concorrentes são os EUA e a Europa com o consórcio Eurocopter.
O maior sucesso no mercado de helicópteros militares, a Rússia conquistou no segmento de helicópteros de ataque. O contrato de compra de 12 Mil Mi-35M foi a entrada no mercado de helicópteros militares no país. Até à data, o Brasil já recebeu seis unidades. Prevê-se que o último lote de seis Mi-35M será entregue ao Brasil até o final de 2011. No futuro, não se exclui a possibilidade de compra de um lote adicional de helicópteros de ataque russos. Há perspectivas para o mercado brasileiro de helicópteros pesados de transporte Mi-26.
Um pouco mais complicada é a situação no segmento de helicópteros médios de múltiplo emprego militar. Neste segmento o Brasil pode satisfazer a si mesmo, com o restante do mercado firmemente controlado pelos Estados Unidos e França.
Note-se que a entrega de um helicóptero puramente "civil" no mercado brasileiro e na região da América do Sul como um todo é relativamente nova e recente essa tendência. A maior parte das entregas efetuadas anteriormente tratou de helicópteros militares.
Pelo nosso correspondente Especial na Rússia Rustam - GeoPolítica Brasil / Plano Brasil
Tradução e Adaptação: Angelo D. Nicolaci - GeoPolítica Brasil
No início de março deste ano, a operadora de helicópteros Taxi Aéreo Helipark assinou um contrato de fornecimento de um Kamov Ka-32A11BC. A entrega do Ka-32A11BC esta prevista ainda para 2011. Atualmente sob certificação Ka-32A11BC no Brasil. Prevê-se que a certificação será finalizada este ano.
Aquisição do Ka-32A11BC foi um projeto piloto Taxi Aereo Helipark para expandir sua frota com uma gama diversificada de modelos. No futuro, a empresa não exclui a possibilidade de aumentar o volume da encomenda deste modelo do helicóptero russo. No caso de novos contratos, há plano para estabelecer um centro de serviço conjunto russo-brasileiro para a manutenção do Ka-32A11BC no Brasil.
A principal vantagem competitiva do Ka-32A11BC é a sua versatilidade.
O Ka-32A11BC é uma versão multifuncional do Ka-32A. O helicóptero é o único em sua categoria capaz de transportar carga suspensão externamente e uma grua para a instalação de estruturas em arranha-céus. O sistema com Rotor coaxial do Ka-32A11BC tem como algumas de suas vantagens a estabilidade e manobrabilidade do helicóptero, o que lhe permite realizar operações complexas de montagem com alta precisão. O Ka-32A11BC pode executar uma ampla gama de serviços, inclusive de combate a incêndios. Especialistas na área de tecnologia de combate a incêndios o reconhecem como um dos melhores helicópteros em sua categoria.
Atualmente, a Rússia vê um mercado muito receptivo para helicópteros civis no Brasil. Para avaliar, as perspectivas de contratos ainda são pequenas em comparação com Portugal, mas com crescente probabilidade de expansão.
A Empresa de Meios Aéreos de Portugal opera hoje seis helicópteros Ka-32. Máquinas usadas para fins públicos, incluindo pesquisa e combate a incêndios, além de operações de salvamento e evacuação médica. Dado o território brasileiro, pode-se estimar aproximadamente quantos desses helicópteros no futuro podem ser comprados pelo Brasil.
De acordo com os estudos no futuro devemos esperar uma expansão de vendas do Ka-32A11BC para outras operadoras brasileiras, pois o helicóptero tem mostrado excelentes resultados na umidade tropical e altas temperaturas típicas da selva brasileira. Podemos falar de uma dúzia de máquinas com a demanda por estes helicópteros numa definição mais ampla da versatilidade de sua aplicação.
O Ka-32A11BC da Helipark, se tornará o terceiro helicóptero civil produzido na Rússia operado no Brasil. Anteriormente, em novembro de 2010, o helicóptero russo Mil Mi-171A1 venceu a concorrência da estatal brasileira Petrobrás para operar na bacia amazônica. A entrega de dois Mi-171A1 ao Brasil está prevista para este ano.
Em 2005 o Mi-171A1 foi certificado no Brasil. Durante o trabalho de certificação de helicópteros tem sido realizada uma série de mudanças fundamentais no sistema de combustível e sistema de controle. Em geral, a capacidade do mercado de helicópteros no Brasil deste tipo esta estimado em várias dezenas de máquinas.
Nesse segmento de helicópteros médios civis, a Rússia tem as maiores chances no mercado brasileiro. Além disso, os esforços de marketing devem ser realizados não só no nível do governo federal, mas também trabalhando com os estados que têm fundos suficientes para a compra de helicópteros para as suas necessidades. Por exemplo, se é que podemos implementar um programa para monitorar a região amazônica na íntegra, então a necessidade de helicópteros só para este programa pode ser de 20-30 unidades.
Agora os russos estão implementando um programa de modernização dos helicópteros Mi-17. Está sendo criado o Mi -171m, que planeja introduzir mais de 80 novas funcionalidades. De acordo com os planos, o Mi-171m terá uma nova turbina, sendo equipados com as novas VK-2500 mais potentes, com isso a altitude máxima passa a 6000 metros, e uma série de outros refinamentos em seu rotor, engrenagens e transmissão. Prevê-se que o comportamento dos testes de desenvolvimento, trabalho e certificação dos novos helicópteros serão concluídos até o final de 2013. Esta opção também pode estar interessante ao Brasil.
A Rússia também manifestou o desejo de progresso sobre o mercado civil de helicópteros no Brasil com o Ansat. O mercado brasileiro é muito receptivo. No entanto, deve-se notar que o Brasil tem uma indústria bem desenvolvida, acima de tudo a Helibrás, empresa que detém grande parcela do mercado.
Falando de concorrentes no mercado, deve-se ter em mente que os vários tipos de helicópteros, a competição é diferente. Em todos os segmentos de mercado, tanto em matéria civil ou militar, os principais concorrentes são os EUA e a Europa com o consórcio Eurocopter.
O maior sucesso no mercado de helicópteros militares, a Rússia conquistou no segmento de helicópteros de ataque. O contrato de compra de 12 Mil Mi-35M foi a entrada no mercado de helicópteros militares no país. Até à data, o Brasil já recebeu seis unidades. Prevê-se que o último lote de seis Mi-35M será entregue ao Brasil até o final de 2011. No futuro, não se exclui a possibilidade de compra de um lote adicional de helicópteros de ataque russos. Há perspectivas para o mercado brasileiro de helicópteros pesados de transporte Mi-26.
Um pouco mais complicada é a situação no segmento de helicópteros médios de múltiplo emprego militar. Neste segmento o Brasil pode satisfazer a si mesmo, com o restante do mercado firmemente controlado pelos Estados Unidos e França.
Note-se que a entrega de um helicóptero puramente "civil" no mercado brasileiro e na região da América do Sul como um todo é relativamente nova e recente essa tendência. A maior parte das entregas efetuadas anteriormente tratou de helicópteros militares.
Pelo nosso correspondente Especial na Rússia Rustam - GeoPolítica Brasil / Plano Brasil
Tradução e Adaptação: Angelo D. Nicolaci - GeoPolítica Brasil
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