quarta-feira, 2 de março de 2011

KC-390: Embraer recomenda para a Força Aérea Brasileira fornecedores de componentes para a aeronave


A Embraer apresentou para a Força Aérea Brasileira (FAB) uma lista recomendando fornecedores de motores, aviônicos, componentes estruturais e outros sistemas para o avião de transporte tático KC-390.

Como cliente de lançamento da aeronave e proprietária do projeto, a FAB irá tomar as decisões finais em breve sobre os parceiros que comporão a cadeia de abastecimento de componentes para a aeronave. Segundo a Embraer, essas definições poderão acontecer durante o corrente mês. A conclusão dessa etapa permitirá que o programa entre na fase de desenvolvimento conjunto com as empresas escolhidas e o congelamento do design do avião.

As recomendações apresentadas pela Embraer sobre os fornecedores foram baseadas em avaliações internas da empresa, disse Fernando Ikedo, diretor de Inteligência de Mercado de Defesa e Governo. A FAB também está conduzindo sua própria avaliação, e pode tomar decisões sobre a cadeia de fornecimento, independentemente das recomendações da Embraer.

“Esta é a forma com a qual trabalhamos há mais de 40 anos em conjunto com a FAB”, afirmou Ikedo, citando exemplos de sucessos anteriores, incluindo o turboélice A-29 Super Tucano e as três versões militares do jato regional EMB-145. “Com o KC-390 percorreremos o mesmo caminho. Nós nos conhecemos bem”, finalizou.

Com uma capacidade projetada para carregar 23 toneladas de carga a uma distância de 2590 km, o KC-390 deverá ser equipado com um modelo de motor off-the-shelf (existente no mercado) com capacidade de gerar uma potência máxima de 130kN (13.600kg), categoria que inclui os turbofan CFM56 da CFM International e o V2500 da International Aero Engines.

Como parte do programa de desenvolvimento, uma maquete em tamanho natural do compartimento de carga construída nas instalações do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), localizado na cidade paulista de São José dos Campos, está servindo como ferramenta de avaliação funcional. Esta parte da aeronave está sendo dimensionada para acomodar até 80 passageiros ou até três veículos multi-uso sobre-rodas.

A Embraer revelou que está considerando a instalação de um boom de reabastecimento aéreo no avião, sem contudo, fornecer maiores detalhes. Anteriormente, a intenção era dotar o KC-390 somente com sistemas do tipo hose-and-drogue (mangueira retrátil).

Fonte: Tecnologia & Defesa
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