terça-feira, 1 de março de 2011

Arábia Saudita envia tanques ao Bahrein, diz jornal


A Arábia Saudita enviou cerca de 30 tanques ao Bahrein na noite de ontem, de acordo com informações do site do jornal egípcio Al-Masry Al-Youm. Segundo o diário, que cita testemunhas, não se sabe se os tanques eram das Forças Armadas sauditas.

O jornal qualifica a possível presença de equipamento militar saudita no vizinho como "pouco usual". Ontem, houve um grande protesto no Bahrein, com manifestantes contrários ao governo bloqueando temporariamente o acesso ao Parlamento.

Duas semanas de protestos no Bahrein já deixaram pelo menos sete mortos. O país é de maioria xiita, mas governado por uma monarquia sunita. O rei Salman bin Hamad al-Khalifa já convocou a oposição para um diálogo nacional e anunciou outras concessões, mas os protestos continuam.

O Bahrein fica em uma posição estratégica no Golfo Pérsico, onde está um quinto das reservas mundiais de petróleo. O país é um forte aliado dos Estados Unidos, e em seu território está posicionada a Quinta Frota norte-americana.

O jornal egípcio afirma que, na semana passada, houve rumores sobre supostas declarações de funcionários sauditas aos EUA, segundo as quais a Arábia Saudita estaria "pronta a intervir" se necessário no vizinho. Segundo o diário, deve haver hoje um novo protesto no Bahrein.


Bahrein nega que haja tanques sauditas no país

O governo do Bahrein negou hoje os relatos segundo os quais há tanques da vizinha Arábia Saudita no país. "Não há tanques sauditas no Bahrein", afirmou em comunicado o Ministério da Informação. A Pasta disse que os tanques identificados em reportagens da imprensa como cruzando a fronteira do país na noite de ontem eram do próprio Bahrein. Os equipamentos retornavam do Kuwait, onde haviam sido usados em um dia nacional de celebrações.

"Os tanques identificados na noite de segunda-feira eram bareinitas retornando das celebrações do Dia Nacional do Kuwait, onde militares de vários países aliados participaram no evento marcando a libertação do Kuwait em 1991", afirma o comunicado. O jornal egípcio Al-Masry Al-Youm informou em seu site, na noite de ontem, que cerca de 30 tanques entraram no território do Bahrein, citando testemunhas.

Houve ontem um grande protesto no Bahrein, com manifestantes contrários ao governo bloqueando temporariamente o acesso ao Parlamento. O jornal egípcio afirmou que, na semana passada, houve rumores sobre supostas declarações de funcionários sauditas aos Estados Unidos, segundo as quais a Arábia Saudita estaria "pronta a intervir", se necessário, no vizinho. Segundo o diário, haverá um novo protesto no Bahrein hoje.

Fonte: Estadão
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger