segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tunísia suspende atividades do partido de Ben Ali


O ministro do Interior da Tunísia suspendeu todas as atividades do ex-partido governista, para impedir um colapso da segurança, disse uma fonte do Ministério do Interior no domingo.

O anúncio foi feito após uma série de incidentes violentos que autoridades de segurança dizem fazer parte de uma conspiração de funcionários próximos do presidente afastado Zine al-Abidine Ben Ali para semear o caos e retomar o poder.

No mais recente de vários dias de enfrentamentos que levantaram dúvidas quanto a se a Tunísia está de fato voltando à estabilidade após a saída de Ben Ali, um homem foi morto durante um protesto na cidade de Kebili, no sul do país.

"O ministro do Interior decidiu suspender todas as atividades e todas as reuniões do RCD (o ex-partido governista) e fechar todos os escritórios do partido, enquanto não é tomada uma decisão judicial sobre sua dissolução", disse uma fonte do Ministério.

"Isto está sendo feito porque há necessidade extrema e com o objetivo de impedir um colapso da segurança geral e de proteger os interesses mais importantes do país", disse a fonte, que não quis ser identificada.

A mesma fonte revelou que houve enfrentamentos em Kebili entre a polícia e manifestantes enfurecidos com a nomeação de um novo governador geral. A vítima teria morrido depois de ser atingida por uma granada de gás lacrimogêneo.

A Tunísia foi sacudida por semanas de tumultos até que Ben Ali, que tinha estado no poder por 23 anos, foi forçado a fugir para a Arábia Saudita. Vários dias de caos se seguiram à partida dele.

Desde então a estabilidade vem voltando aos poucos, mas nos últimos dias ocorreram novos incidentes de violência.

Protestos aconteceram na sexta-feira na cidade de Sidi Bouzid, depois de dois homens que estavam presos em uma delegacia de polícia terem morrido quando a delegacia pegou fogo. Dois policiais foram detidos mais tarde por envolvimento nas mortes.

Outras duas pessoas morreram em El Kef, no norte da Tunísia, no sábado, quando a polícia abriu fogo para reprimir um protesto contra a polícia. O protesto começou quando um policial deu um tapa no rosto de uma mulher.

Fonte: Reuters
Share this article :

1 comentários:

  1. Eu quero saber qual e a geopolitica da tunisia e nao esta dizendo nada aqui...

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger