terça-feira, 12 de outubro de 2010
Ministros de Defesa da Ásia se reúnem para discutir segurança regional
Os ministros de Defesa da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e seus colegas dos Estados Unidos, China e outros seis países, se reuniram nesta terça-feira em Hanói para examinar a situação da segurança regional.
A reunião, que conta com a presença do chefe do Pentágono, Robert Gates, ocorre em meio à crescente tensão provocada pela atitude da China de controlar zonas marítimas situadas até cerca de 1.800 quilômetros de distância do litoral.
"Atualmente enfrentamos sérios desafios em matéria de segurança, alguns tradicionais e outros não", assinalou o primeiro-ministro do Vietnã e presidente rotativo da Asean, Nguyen Tan Dung, em seu discurso de abertura da reunião.
Nguyen Tan Dung ressaltou que "este fórum é para promover o diálogo e a cooperação entre a Asean e seus parceiros em matéria de segurança e de defesa".
Nesta segunda-feira, os ministros de 17 países fizeram reuniões bilaterais prévias ao encontro da Asean, tal como ocorreu entre Robert Gates e seu colega chinês, general Liang Guanglie.
Este foi o primeiro encontro entre ambos em oito meses, desde que Pequim suspendeu relações militares com Washington em resposta à proposta americana de vender armas a Taiwan, avaliadas em US$ 6,4 bilhões.
Estavam presentes na reunião da Asean os ministros dos dez países-membros da Asean: Brunei, Mianmar, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
Além deles, também participaram seus homólogos de Austrália, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Japão e Rússia.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário