domingo, 12 de setembro de 2010

"Os chineses demonstraram claramente o interesse em retomar a discussão sobre relações militares"


Funcionários do Departamento de Defesa estão otimistas com sinais de que os chineses podem retomar as relações militares, antes do encontro presidencial entre os dois países no próximo ano, segundo secretário de imprensa do Pentágono disse.

Geoff Morrell, disse que os líderes do Pentágono estão otimistas com os relatórios da Casa Branca sobre o interesse demonstrado pelas autoridades chinesas em retomar as relações militares durante uma visita a Pequim esta semana.

"Os chineses demonstraram claramente o seu interesse em retomar as discussões sobre nossas relações militares, e estamos agora estudando a melhor maneira de fazer isso", disse Morrell, durante uma conferência de imprensa do Pentágono.

A China suspendeu suas relações militares com os Estados Unidos em fevereiro, em protesto contra a transferência de armas para Taiwan.

Uma reunião está agendada entre o presidente dos EUA, Barack Obama e o presidente chinês, Hu Jintao, no início do ano que vem ", de modo que muito se gostaria de progredir antes do final do ano", disse Morrell. As relações militares, disse ele, ajuda os dois países a evitar mal-entendidos e erros de interpretação.

É possível que o secretário de Defesa Robert M. Gates se reuna com seu homólogo chinês, se convidado, Morrell disse em resposta a pergunta de um repórter chinês. Mas ele acrescentou: " Nós não estamos olhando apenas para uma visita de reciprocidade pelo secretário Gates. O que estamos procurando é uma retomada da cooperação e transparência militar para militar, para que nós dois possamos ter uma compreensão melhor de quais são nossas ambições, quais são nossas intenções, quando se trata do nosso orçamento militar, como nós operamos, onde atuamos e assim por diante. "

Enquanto isso, disse Morrell, que o porta-aviões USS George Washington voltará a exercícios no Mar Amarelo, não como uma afronta à China, mas como advertência á Coreia do Norte a interromper seu comportamento agressivo. A data não foi definida para seu retorno a área, disse ele.

"Esta não é uma afronta aos chineses", disse ele. "Não quis enviar uma mensagem para os chineses. Era uma mensagem para os norte-coreanos sobre seu comportamento. "

Os militares também estão estudando a possibilidade de utilização conjunta de instalações militares dos EUA no Futenma, Japão para "melhorar a eficácia da postura da aliança de defesa".

Além disso, em resposta à pergunta de um repórter, Morrell citou os planos militares dos EUA para levar os V-22 Osprey para o Japão.

Morrell anunciou também que Gates fará uma reunião com o ministro da Defesa russo Anatoly Serdyukov, no Pentágono, na próxima semana.

Fonte: Defense & Professionals

Tradução: Angelo D. Nicolaci
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger