quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EUA afirmam que Irã parece empenhado em fabricar armas nucleares


Os Estados Unidos asseguraram hoje que o Governo do Irã parece "empenhado" em fabricar armas nucleares, após não atender às pressões internacionais para que interrompa o enriquecimento de urânio e aumente a cooperação com os inspetores internacionais.

"O Irã rejeita abordar nossas preocupações e parece empenhado em adquirir a capacidade de fabricar armas nucleares", afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, em reunião do Conselho de Segurança sobre as sanções impostas ao país Islâmico.

Para a diplomata, o relatório mais recente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) demonstra a recusa de Teerã a adotar medidas que respondam às preocupações da comunidade internacional.

Segundo o reporte da AIEA de 6 de setembro, o programa nuclear iraniano produziu, até o momento, 2.800 quilos de urânio pouco enriquecido - mil quilos a mais que em novembro de 2009 -, quantidade que os especialistas consideram suficiente para fabricar entre duas e três bombas nucleares.

Além disso, o diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, acusou, na segunda-feira, o Irã de criar obstáculos para a investigação de seu programa nuclear mediante o veto consecutivo de inspetores de desarmamento.

Rice lembrou em seu discurso que a cooperação iraniana com as Nações Unidas é uma das obrigações estabelecidas nas diferentes resoluções do Conselho de Segurança da ONU e "um ponto de referência fundamental sobre as intenções pacíficas" de Teerã.

Os representantes da França e Reino Unido se uniram aos EUA e também expressaram a preocupação de seus países perante a falta de cooperação por parte do Governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Um relatório do comitê de sanções indicou hoje que só 36 países informaram sobre as medidas iniciadas para implementar novas penalidades à Teerã.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger