quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Iraque não está pronto para fim da ocupação, diz general
Postado por
GBN News
Marcadores:
EUA e sua política externa - Oriente Médio,
Insurreição,
Iraque,
Liberdade,
Operações Militares
O Exército iraquiano não será capaz de garantir a segurança do país antes de 2020 e os Estados Unidos deveriam manter tropas no Iraque até lá, disse o principal general iraquiano, em declarações publicadas na quinta-feira pelo jornal britânico Daily Telegraph.
O general Babakir Zebari afirmou numa conferência sobre defesa em Bagdá que o Exército local é incapaz de agir sem apoio das forças dos EUA, segundo relato do Telegraph.
O governo dos EUA pretende começar a retirar suas tropas do Iraque no final de agosto, mas 50 mil soldados ainda devem permanecer em tarefas de apoio e treinamento até o fim do ano que vem.
"A esta altura, a retirada está indo bem porque eles ainda estão aqui, disse Zebari. "Mas o problema vai começar depois de 2011. Os políticos precisam encontrar outras formas de preencher o vazio após 2011."
"Se me perguntassem sobre a retirada, eu diria aos políticos: o Exército dos EUA deve continuar até que o Exército do Iraque esteja totalmente pronto, em 2020", acrescentou.
A violência no Iraque vem caindo desde o auge do conflito sectário, nos anos de 2006 e 07, mas o número de mortes violentas de civis por causa de explosões, tiroteios e outros ataques diários teve forte alta em julho.
Os EUA dizem que a piora da violência já era esperada, pois insurgentes da Al Qaeda estariam explorando a dificuldade dos partidos políticos em formarem um novo governo após as inconclusivas eleições parlamentares de março.
Em Washington, autoridades norte-americanas fizeram na quarta-feira uma avaliação positiva da situação no Iraque, enfatizando a crescente capacidade das forças de segurança do país.
Fonte: Reuters
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário