quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Começa Cúpula do Mercosul, com presença de 6 líderes sul-americanos
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, abriu nesta terça a 39ª Cúpula do Mercosul na cidade argentina de San Juan, que conta com a presença de outros cinco líderes sul-americanos.
Nesta cúpula, a Argentina passará a Presidência temporária do Mercosul ao Brasil.
O Mercosul (bloco formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai com a Venezuela em processo de adesão) alcançou no primeiro semestre do ano um "avanço substancial" ao aprovar pontos chaves do código alfandegário do bloco após seis anos de negociações, destacou o chanceler argentino, Héctor Timerman.
Ele destacou a assinatura de um acordo comercial com o Egito e o reatamento das negociações com a União Europeia (UE), entre outros resultados da gestão da Argentina na Presidência temporária do Mercosul.
Timerman citou ainda a aprovação de nove projetos de obras de infraestrutura e integração no valor de US$ 794 milhões que serão financiados pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a cessão de benefícios comerciais ao Haiti.
À reunião de San Juan, a 1,2 mil quilômetros de Buenos Aires, assistem os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; Paraguai, Fernando Lugo, Uruguai, José Mujica - os membros plenos do Mercosul -, além dos da Bolívia, Evo Morales, e do Chile, Sebastián Piñera, países associados ao bloco.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cancelou sua viagem e está sendo representado pelo seu chanceler, Nicolás Maduro.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário