O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitaram nesta terça-feira (1º) o estande da AEL Sistemas e da ARES, no primeiro dia da LAAD Defence & Security 2025. O evento, considerado a maior feira de defesa e segurança da América Latina, é palco para apresentação das mais recentes soluções tecnológicas voltadas ao setor.
Durante a visita, o Presidente da AEL, Gal Lazar, destacou as principais inovações desenvolvidas pelas empresas, com ênfase nas tecnologias voltadas para operações multidomínio das Forças Armadas. Entre os sistemas apresentados, ganhou destaque o Link-BR2, um datalink militar de última geração projetado para a Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo comunicação segura e interoperável em ambientes operacionais complexos.
A apresentação incluiu também soluções aviônicas para modernização de aeronaves militares, sistemas de comunicação e controle para operações conjuntas, além de plataformas avançadas voltadas à defesa terrestre e aérea. "A presença dos ministros reforça a importância da AEL Sistemas e da ARES no fortalecimento da base industrial de defesa do país. Somos parceiros das Forças Armadas há décadas, impulsionamos a inovação e geramos empregos qualificados no mercado de defesa do Brasil", afirmou Lazar.
Durante o primeiro dia da feira, centenas de visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as soluções tecnológicas oferecidas pela AEL e ARES, que incluem sistemas táticos projetados para fornecer comunicação segura e confiável em operações militares. Entre eles, o RDS-Defesa, parte dos programas estratégicos do Ministério da Defesa, foi um dos grandes destaques. Desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx), o sistema consiste em equipamentos de rádio multibanda que garantem a interoperabilidade de comunicação entre as Forças Armadas.
A AEL e a ARES também apresentaram inovações voltadas para a atualização tecnológica (midlife upgrade - MLU) de aeronaves de asas fixas e rotativas da FAB, além de soluções de defesa terrestre. Entre estas, destacam-se o sistema Anti-SARP (anti-drone), em desenvolvimento com financiamento da Finep, e a integração do Sistema de Armas Remotamente Controlado Reparo de Metralhadora Automatizado (REMAX) à viatura blindada M113 do Exército Brasileiro. Além disso, a empresa também expõe o REMAN, primeiro sistema de armas manual 100% nacional.
A AEL Sistemas é uma empresa brasileira com mais de 40 anos de atuação no desenvolvimento, fabricação e suporte de sistemas eletrônicos militares e espaciais para plataformas aéreas, marítimas e terrestres. A ARES, por sua vez, está há mais de cinco décadas no mercado, desenvolvendo produtos que ampliam a capacidade operacional das Forças Armadas, com foco no Exército Brasileiro e na Marinha do Brasil. Ambas as empresas integram o grupo Elbit Systems, um dos líderes globais no fornecimento de soluções de defesa.
A LAAD Defence & Security chega à sua 15ª edição consolidada como o principal evento de defesa e segurança da América Latina, reunindo as principais inovações tecnológicas voltadas para as Forças Armadas, segurança pública e corporativa. Realizada no Riocentro, a feira conta com mais de 400 marcas expositoras e atrai visitantes de todo o mundo, promovendo negócios e parcerias estratégicas no setor de defesa e segurança.
GBN Defense - A informação começa aqui
com FSB
0 comentários:
Postar um comentário