quarta-feira, 5 de março de 2025

Aula Inaugural do CAAvO Marca a Entrada das Primeiras Mulheres na Aviação Naval

No dia 25 de fevereiro, o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) foi palco de um marco histórico para a Aviação Naval Brasileira. Durante a tradicional Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO), que marcou o início das atividades curriculares para os 13 alunos matriculados, dois nomes se destacaram especialmente: as duas primeiras mulheres a ingressarem no curso de CAAvO.

A Aula Inaugural foi presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, que abordou a rica história da Aviação Naval, seu papel crucial no cumprimento das missões da Esquadra e, também, fez reflexões sobre o futuro da força. Durante sua apresentação, o Almirante Fonseca Júnior compartilhou suas experiências pessoais e destacou o orgulho de pertencer à Aviação Naval, uma trajetória que serve como inspiração para os novos aviadores navais, incluindo as oficiais-alunas que agora trilham esse caminho histórico.

O evento contou com a presença de várias autoridades militares, que prestigiaram o momento significativo para a Marinha. Estavam presentes o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira; o ex-Comandante da Força Aeronaval, Vice-Almirante (RM1) Paulo Renato Rohwer Santos; o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Alexandre Veras Vasconcelos; o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Hélio Moreira Branco Junior; o Vice-Diretor de Aeronáutica da Marinha, Capitão de Mar e Guerra Jorge Henrique da Mota de Souza; o Comandante do CIAAN, Capitão de Mar e Guerra Fábio Ricardo Fonseca dos Santos; e o Chefe do Estado-Maior do Comando da Força Aeronaval, Capitão de Mar e Guerra Bruno Heluy Martins. Também estiveram presentes os Titulares e Imediatos das Organizações Militares subordinadas, os aviadores navais, médicos, psicólogos, oficiais de apoio à aviação e suboficiais-mores.

A presença das duas oficiais-alunas no CAAvO é um passo importante para a promoção da igualdade de gênero dentro das Forças Armadas, simbolizando a evolução e a diversidade da Aviação Naval. Este evento, portanto, não apenas marca o início das atividades do curso, mas também simboliza um novo capítulo na história da Marinha do Brasil, com a inclusão das mulheres em um campo tradicionalmente dominado por homens. As expectativas são altas para que essas aviadoras navais desempenhem um papel fundamental no futuro da Aviação Naval Brasileira.

O CAAvO, que tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico e operacional dos oficiais aviadores, será uma etapa crucial na formação de futuros líderes da Força Aeronaval, e a inclusão das duas oficiais-alunas representa uma importante mudança para um ambiente cada vez mais inclusivo e igualitário.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Mairnha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger