A Airbus Helicopters revelou o H140, seu novo helicóptero leve bimotor, durante a VERTICON, feira de asas rotativas em Dallas. O modelo de 3 toneladas foi projetado para multiplas missões, como serviço aeromédico, transporte de passageiros e aviação privada/corporativa, combinando alto desempenho, eficiência e conforto. A entrada em serviço está prevista para 2028.
“Introduzir um novo helicóptero no segmento de bimotores leves reforça nosso compromisso em atender às necessidades crescentes dos clientes, trazendo inovações tecnológicas e operacionais. Trabalhamos lado a lado com operadores do H135 para desenvolver um design eficiente, ampliando o espaço da cabine e otimizando o desempenho do motor. O resultado é um helicóptero que oferece a melhor relação carga útil/alcance da categoria”,afirmou Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.
O H140 é equipado com dois motores Safran Arrius 2E de 700 shp, proporcionando a melhor relação carga útil/alcance da categoria. Os motores são gerenciados por um sistema FADEC de canal duplo, garantindo potência otimizada e reservas extras em caso de falha de um dos motores (OEI – One Engine Inoperative).
O helicóptero também compartilha o mesmo sistema de rotor de cinco pás introduzido no H145 em 2019, eliminando rolamentos e reduzindo os custos de manutenção e tempo de inatividade. Além disso, a Airbus implementou um plano de manutenção otimizado, alinhando os cronogramas de manutenção da estrutura da aeronave e dos motores, o que reduz significativamente os custos operacionais.
Destaques do H140
- Nova cauda em "T" com Fenestron, reduzindo ruído e aumentando segurança.
- Rotor principal de cinco pás sem rolamentos, menor manutenção e maior conforto.
- Cabine espaçosa para até seis passageiros, com grandes janelas.
- Acesso facilitado, com portas traseiras tipo concha e cauda elevada, permitindo transporte eficiente de pacientes.
- Motores Safran Arrius 2E de 700 shp, otimizados para entregar uma melhor relação carga útil/ alcance.
Tecnologia e Eficiência
O H140 conta com o sistema FADEC de canal duplo, garantindo potência extra em emergências. Seu plano de manutenção otimizado reduz custos operacionais e amplia os intervalos entre inspeções.
O mesmo será equipado com o avançado sistema Helionix de aviônicos da Airbus Helicopters, presente também nos modelos H135, H145, H160 e H175. O Helionix inclui:
- Piloto automático de 4 eixos, reduzindo a carga de trabalho do piloto e aumentando a segurança.
- Interface moderna e intuitiva, otimizando a consciência situacional.
- Gerenciamento de dados aprimorado, permitindo operações mais eficientes e seguras.
A Airbus já iniciou os testes de voo do primeiro protótipo na sede de Donauwörth, Alemanha, com um total de quatro protótipos dedicados ao programa de desenvolvimento.
Com o lançamento do H140, a Airbus Helicopters reforça seu portfólio no segmento de bimotores leves, oferecendo uma solução moderna e altamente eficiente para operadores de missões aeromédicas, transporte executivo e segurança pública.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Airbus Helicópters
0 comentários:
Postar um comentário