A fabricante francesa de motores a jato Safran anunciou um aumento significativo em suas previsões de lucro e fluxo de caixa para 2025, impulsionada pelo crescimento do tráfego aéreo e pelo aumento na demanda por motores e serviços. A empresa registrou um lucro operacional recorrente de 4,119 bilhões de euros (US$ 4,31 bilhões) nos 12 meses encerrados em 31 de dezembro, refletindo um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. A receita total aumentou 18% em 2024, alcançando 27,317 bilhões de euros.
Para 2025, a Safran projeta um lucro operacional entre 4,8 bilhões e 4,9 bilhões de euros, com uma expectativa de crescimento de receita de aproximadamente 10%. Os analistas, por sua vez, estimam um lucro operacional de 4,814 bilhões de euros para o próximo ano, de acordo com um consenso compilado pela própria empresa.
Expansão da Produção do Motor LEAP
A Safran, em parceria com a GE Aerospace por meio da joint venture CFM International, é responsável pela produção do motor LEAP, utilizado em todos os aviões da Boeing e na maioria dos jatos narrow-body da Airbus. A empresa prevê um aumento de 15% a 20% nas entregas do LEAP em 2025, refletindo a crescente demanda da indústria aeronáutica.
No entanto, a cadeia de suprimentos continua sendo um desafio, com a Safran importando peças de diversos países, incluindo Canadá e México, além de operar linhas de montagem na França e nos Estados Unidos. Isso a coloca no centro de possíveis disputas tarifárias regionais e globais. O CEO da Safran, Olivier Andries, destacou que, embora seja provável que tais medidas tenham impacto sobre a empresa, é difícil quantificá-lo sem mais detalhes sobre eventuais tarifas.
Crescimento em Serviços e Defesa
A divisão de propulsão da Safran registrou um aumento de 15% na receita em 2024, impulsionada por serviços de manutenção e suporte ao tráfego aéreo. A divisão de Equipamentos e Defesa também teve crescimento expressivo de 18%, principalmente devido à maior demanda por sistemas de pouso e outros componentes.
O segmento de interiores de aeronaves, que inclui a fabricação de assentos e cabines, teve uma recuperação notável. Após uma reestruturação significativa, a unidade de assentos da Safran atingiu o equilíbrio financeiro, enquanto a receita geral do setor cresceu 25% no último ano.
Com a demanda do setor aeronáutico em alta, a Safran continua focada em atender tanto as montadoras de novas aeronaves quanto as oficinas de manutenção de jatos existentes, buscando equilibrar a produção e garantir um crescimento sustentável.
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com Reuters
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