quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Favorito no MTA da Índia, KC-390 Millennium será destaque na Aero India 2025

A Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, confirmou sua participação na Aero India 2025, que acontecerá em Bangalore entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025. A empresa brasileira levará ao evento sua aeronave de transporte tático KC-390 Millennium, que se posiciona como favorito no programa MTA (Medium Transport Aircraft) da Índia, concorrendo com o C-130J Super Hercules da Lockheed Martin e o A-400M da Airbus.

A Força Aérea Indiana (IAF) busca uma nova aeronave de transporte tático com capacidade de carga entre 18 e 30 toneladas, visando substituir parte de sua frota e atender às crescentes necessidades de sua aviação de transporte. O C-130J Super Hercules, embora já esteja em operação com a IAF, apresenta limitações que não atendem plenamente aos requisitos do programa MTA, tornando o KC-390 a melhor opção para atender aos seus requisitos.

“A Embraer está entusiasmada em voltar à Aero India, com a apresentação do KC-390 Millennium e do nosso amplo portfólio de soluções de defesa e segurança para o setor”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O KC-390 está expandindo sua base global de operadores e impressionando o setor com suas capacidades, que refletem a versatilidade e confiabilidade pelas quais nossas aeronaves são conhecidas”.

Versatilidade e desempenho do KC-390 Millennium

O KC-390 Millennium tem se destacado pela sua capacidade, confiabilidade e desempenho em diversas missões. A aeronave pode transportar uma carga útil de 26 toneladas, superando outras aeronaves de transporte militar de médio porte, além de voar mais rápido e percorrer distâncias maiores. O KC-390 pode desempenhar funções como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.

Equipado com sistema de reabastecimento aéreo (REVO),  aeronave também demonstrou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como reabastecedor quanto como receptor, recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.

Expansão global e sucesso operacional

Desde sua entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, o KC-390 também foi incorporado pela Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, pela Força Aérea Húngara em 2024. A aeronave tem demonstrado alta confiabilidade operacional, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxa de conclusão de missão acima de 99%. A frota em operação já acumulou mais de 16.300 horas de voo.

Outros países também apostaram no KC-390. Além de Brasil, Portugal e Hungria, a Holanda anunciou a escolha pela aeronave em 2022. Em 2023, a Áustria, a República Tcheca e a Coreia do Sul também selecionaram o KC-390. Em 2024, a Suécia, a Eslováquia e um cliente não revelado aderiram ao programa.

A Embraer tem uma presença significativa na Índia, com mais de 40 aeronaves e 11 tipos operando no país em setores como defesa, aviação comercial e jatos executivos. Entre os destaques estão a aeronave Legacy 600, utilizada para o transporte de autoridades governamentais e VIPs pela Força Aérea Indiana (IAF) e pela Força de Segurança de Fronteira (BSF), e a aeronave "Netra" AEW&C, baseada na plataforma Embraer ERJ145, operada pela IAF. No setor comercial, a Star Air, uma das principais companhias aéreas regionais da Índia, opera exclusivamente com aeronaves da Embraer, incluindo os modelos E175 e ERJ145.

Com uma base de clientes crescente e uma aeronave de desempenho comprovado, a participação da Embraer na Aero India 2025 promete reforçar o papel da empresa no setor de defesa e aviação global.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Embraer

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger