quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Ex-combatente da FEB, Tenente Florentino Zandonadi, é homenageado pelo Exército aos 102 anos

O Exército Brasileiro homenageou o 1º Tenente Florentino Zandonadi, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ao celebrar seus 102 anos de vida. Combatente da Segunda Guerra Mundial, Zandonadi relembrou os momentos de extrema dificuldade enfrentados nos campos de batalha da Itália, onde, ao lado de seus companheiros, defendeu os ideais de liberdade e democracia.

Nascido em 3 de fevereiro na cidade de Conceição do Castelo (ES), o veterano integrou o 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria e mantém viva a memória dos desafios da guerra. “

Me lembro daquele dia, sob intenso bombardeio, estávamos sem comida, a munição havia acabado. Era loucura”, relatou o ex-pracinha, relembrando um dos momentos mais críticos do conflito.

A celebração contou com a presença do General de Brigada Igor Lessa Pasinato, Comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel, e do Tenente-Coronel Luís Fernando Hilgenberg Júnior, Comandante do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, além de uma comitiva do Comando de Aviação do Exército, militares da ativa e da reserva. Em um gesto simbólico, a Banda de Música do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel prestou homenagem ao veterano, tocando a emblemática Canção do Expedicionário.

Legado da FEB e a importância do reconhecimento

A homenagem ao Tenente Zandonadi estendeu-se a todos os ex-combatentes da FEB, que lutaram bravamente no Teatro de Operações da Itália. A Brigada de Infantaria Aeromóvel, unidade histórica do Exército Brasileiro, desempenhou papel fundamental na campanha, tendo integrado o 1º escalão da FEB. Seu 6º Regimento de Infantaria foi a primeira unidade a enfrentar o inimigo, em 16 de setembro de 1944, na conquista da localidade de Massarosa.

A FEB protagonizou combates decisivos em diversas localidades, como Monte Castello, Montese e, especialmente, Fornovo di Taro, onde os brasileiros forçaram a rendição da 148ª Divisão Alemã e de remanescentes das forças italianas e da 90ª Divisão Panzergrenadier.

Ao celebrar mais de um século de vida, o Tenente Florentino Zandonadi personifica a bravura dos pracinhas e reforça a importância de preservar a memória daqueles que, com coragem e sacrifício, escreveram uma das páginas mais heroicas da história militar brasileira.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger