O Ministério da Defesa da Itália firmou um contrato com a joint venture Iveco-Oto Melara (CIO) para a aquisição de 76 veículos blindados VBM PLUS, destinados a fortalecer as capacidades das Forças Armadas italianas. O acordo, assinado em 30 de dezembro de 2024, contempla a entrega de 60 veículos de combate, além de 16 veículos antitanque, logísticos e de apoio.
A versão VBM PLUS, uma evolução do VBM tradicional, traz melhorias significativas em termos de desempenho e proteção. Com a atualização do motor, passando de 550 hp para 720 hp, os veículos apresentam mobilidade aprimorada graças a novas suspensões, além de um casco de nova geração desenvolvido com base na experiência adquirida com os modelos VBM e Centauro II.
Em termos de armamento, a torre do VBM PLUS é equipada com uma metralhadora X-GUN de 30 mm, fabricada pela Leonardo, e sistemas eletrônicos de ponta que atendem aos rigorosos padrões da OTAN. A proteção contra ameaças balísticas e minas também foi significativamente reforçada, garantindo maior segurança para os operadores em cenários de combate.
Os novos veículos blindados também contam com um rádio SDR VQ1 de quatro canais e o sistema de comando e controle C2D/N Evo, ambos da Leonardo, oferecendo maior conectividade e eficiência nas operações no campo de batalha.
Com a aquisição dos VBM PLUS, a Itália dá mais um passo importante na modernização de suas forças armadas, com foco na segurança e eficácia operacional, além de fortalecer sua infraestrutura de defesa em conformidade com os mais altos padrões internacionais.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário