A disputa pelo fornecimento de aeronaves de treinamento avançado para a Força Aérea e Espacial Espanhola ganhou novo impulso com a proposta da italiana Leonardo. A empresa está tentando convencer as autoridades espanholas a optar por sua aeronave M-346 em vez do Hürjet, desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), que já firmou um acordo com o governo espanhol.
Em 20 de dezembro de 2024, o Ministério da Defesa da Espanha anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Secretaria Turca de Indústrias de Defesa (SSB) para o desenvolvimento de um sistema de treinamento avançado para pilotos de caça. A proposta envolve a adoção do Hürjet, um jato de treinamento avançado projetado pela TAI, com o objetivo de substituir os F-5M Tigers atualmente utilizados na transição operacional dos pilotos espanhóis.
No entanto, a italiana Leonardo não ficou de braços cruzados. Uma delegação da empresa viajou a Madri para defender a proposta do M-346, que tem um histórico comprovado de sucesso com diversas forças aéreas ao redor do mundo. A delegação se encontrou com o General Francisco Braco, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e Espacial Espanhola, para destacar os benefícios de sua proposta. Embora o Hürjet tenha se mostrado uma opção atraente para os espanhóis, a Leonardo quer convencer Madrid de que o M-346 oferece uma solução mais vantajosa a longo prazo.
Durante uma reunião com a imprensa, o comandante Braco explicou que, embora o Hürjet estivesse bem posicionado na competição, o ministério e a Força Aérea Espanhola têm preocupações sobre a dependência de fabricantes para manutenção e atualização de componentes. A ideia é que a Força Aérea possa operar e manter a aeronave de forma independente, sem recorrer constantemente ao fabricante para ajustes e manutenção.
"O objetivo é ter nossa própria aeronave que possamos tocar", afirmou Braco. Esse ponto foi enfatizado como uma das condições para a escolha final, ressaltando a importância de uma autonomia operacional completa. A decisão final ainda não foi tomada, e a disputa entre o italiano M-346 e o turco Hürjet continua a aquecer, com os dois concorrentes se preparando para atender às necessidades de treinamento de pilotos da Força Aérea Espanhola nos próximos anos.
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