A TAI (Turkish Aerospace Industries) deu mais um passo significativo no desenvolvimento do Hürjet, com a modificação do seu segundo protótipo para incorporar novas capacidades e aproximar o Advanced Trainer/Light Combat Aircraft (Treinador Avançado/Aeronave de Combate Leve) da maturidade. As atualizações recentes refletem um foco maior no desempenho de combate, transformando a aeronave em uma plataforma mais versátil e robusta para diversas missões, além de seu papel como treinador avançado.
As modificações no design do Hürjet resultaram em uma aeronave mais voltada para o combate, com mudanças notáveis em sua configuração. O alcance foi reduzido para 1967km, mas a taxa de subida aumentou consideravelmente, passando de 39.000 pés por minuto para impressionantes 48.500 pés por minuto. Esta melhoria reflete um desempenho de voo típico de aeronaves de combate, permitindo ao Hürjet executar curvas mais fechadas, com uma sustentação de até 6,3 G, comparado aos 5,5 G da versão anterior.
Além disso, a capacidade de carga útil do Hürjet foi ampliada para 3.400kg, representando um aumento de 25% em relação à versão anterior. O design das asas também foi ajustado, reduzindo a área para 25 metros quadrados, o que contribui para a maior taxa de subida. A aeronave agora incorpora um novo radome maior para acomodar o radar MURAD AESA da Aselsan, que será integrado à configuração LCA, a configuração de combate da aeronave.
Essas mudanças, em conjunto com a melhoria nas características de voo, indicam que a TAI está se preparando para a versão armada do Hürjet, com foco na execução de missões de apoio aéreo aproximado e patrulha aérea, funções típicas de um caça. Também está em andamento o desenvolvimento de um derivado naval do Hürjet, projetado para operar no futuro porta-aviões MUGEM com capacidade STOBAR (Short Takeoff But Arrested Recovery).
O Mercado Global e Oportunidades de Exportação
O Hürjet tem ganhado atenção internacional, com a TAI buscando expandir suas exportações. A aeronave foi oferecida em concorrências internacionais, como a da Malásia, onde competiu com o KAI FA-50, e recebeu atenção significativa da Espanha, que pretende substituir seus F-5. Recentemente, a TAI realizou um voo de demonstração na Espanha, um passo importante para firmar parcerias com países europeus.
O sucesso do Hürjet na exportação pode abrir portas para uma maior participação no mercado global de aeronaves de treinamento e combate leve, que continua a crescer. Países desenvolvidos estão buscando treinadores avançados para preparar seus pilotos para operar aeronaves modernas como o F-35, Eurofighter e Rafale, enquanto nações com orçamentos mais restritos buscam aeronaves de combate mais acessíveis, mas com desempenho de alto nível.
Potencial opção para a Força Aérea Brasileira?
O Hürjet, com suas capacidades avançadas de treinamento e combate, se apresenta como uma excelente opção para a Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, que está sendo desenvolvida com foco em desempenho para missões de combate, poderia preencher uma lacuna no inventário da FAB, oferecendo uma plataforma eficaz para treinamento avançado de pilotos e cumprir missões de combate, sendo um substituto em potencial para os veteranos F-5EM/FM e o AMX A-1.
Além disso, a brasileira AKAER tem desempenhado um papel relevante no desenvolvimento do Hürjet, colaborando com a Turkish Aerospace Industries na criação dessa aeronave inovadora. Com o histórico de parcerias de sucesso e a expertise da AKAER no programa Gripen, o Hürjet surge como uma opção interessante para a FAB, seja como uma plataforma de treinamento avançado ou como uma aeronave de combate leve para missões específicas.
O Hürjet é uma aeronave que evolui rapidamente para se tornar uma plataforma de combate leve altamente capaz, com forte potencial no mercado global. Com o apoio da AKAER no desenvolvimento, essa aeronave pode se consolidar como uma opção estratégica para a Força Aérea Brasileira, oferecendo uma alternativa eficiente e de custo-benefício atrativo para o treinamento de pilotos e a realização de missões de combate em substituição aos vetustos F-5EM e AMX.
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