quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Hungria Declara Capacidade Operacional Inicial para o KF41 Lynx

As Forças Terrestres Húngaras anunciaram que o primeiro batalhão equipado com os veículos blindados de combate de infantaria (VBCI, ou IFV no inglês) KF41 Lynx atingiu a Capacidade Operacional Inicial (IOC). O marco foi divulgado durante a International Armoured Vehicles Conference 2025 (IAV 2025), realizada em Farnborough, Reino Unido.

O 1º Batalhão de Granadeiros da MH Kinizsi Pál, parte da 30ª Brigada de Infantaria Mecanizada, será a primeira unidade a operar os KF41 Lynx. Até o momento, o batalhão recebeu 45 veículos, sendo 25 produzidos na Alemanha e 20 montados na Hungria.

Os exercícios de certificação da unidade ocorrerão em breve e contarão com a colaboração da 1ª Brigada Blindada MH Klapka György, equipada com carros de combate Leopard 2A7HU e obuseiros autopropulsados PzH 2000. Essa integração reforça a interoperabilidade das forças blindadas e mecanizadas da Hungria.

Expansão do Programa KF41 Lynx

A 30ª Brigada de Infantaria Mecanizada, estabelecida em janeiro de 2023, contará com três batalhões mecanizados equipados com o KF41 Lynx, substituindo gradativamente os antigos blindados de transporte de pessoal BTR-80.

A Hungria firmou o contrato para a aquisição dos Lynx em agosto de 2020, em um acordo de € 2 bilhões. O pacote inclui sete variantes do veículo, desde modelos de combate e comando até versões de reconhecimento, controle de incêndio, evacuação médica e treinamento de motoristas. Além disso, nove veículos de suporte baseados no Leopard 2 fazem parte da compra.

Do total de veículos, 46 foram fabricados na Alemanha, enquanto os demais estão sendo montados na fábrica da Rheinmetall em Zalaegerszeg, na Hungria. As entregas começaram em outubro de 2022, com o primeiro Lynx montado localmente finalizado em dezembro de 2023. A entrega completa da frota está prevista para 2030.

Testes e Possível Expansão

Os testes iniciais do KF41 Lynx identificaram alguns problemas, que a Rheinmetall afirmou ter resolvido. Além da versão padrão, a Hungria estuda adquirir uma variante de defesa aérea equipada com o módulo de armas Skyranger 30, expandindo as capacidades defensivas do exército húngaro.

O programa KF41 Lynx representa um passo significativo na modernização das Forças Terrestres Húngaras, reforçando sua capacidade de defesa e interoperabilidade com outras forças da OTAN.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Rheinmetall 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger