quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Türkiye e Portugal firmam acordo para construção de dois navios de apoio logístico para a Marinha Portuguesa

Com uma parceria entre a Türkiye e Portugal, a STM conquistou um contrato para a construção de dois Navios Logísticos (AOR+) para a Marinha Portuguesa. Este acordo é um marco, pois representa a primeira vez que a Türkiye exporta navios militares para um país da União Europeia (UE) e da OTAN, reforçando a crescente presença da indústria de defesa turca no mercado internacional.

A cerimônia de assinatura ocorreu em 17 de dezembro de 2024, em Lisboa, com a presença de autoridades civis e militares, como o Secretário das Indústrias de Defesa da Türkiye (SSB), Professor Haluk Görgün, e o Chefe do Estado-Maior da Marinha Portuguesa, Almirante Henrique Gouveia e Melo. Também participaram representantes da Agência Portuguesa das Indústrias de Defesa (IdD) e o Embaixador da Türkiye em Lisboa, Haldun Koç.

Durante o evento, o Professor Haluk Görgün destacou o compromisso da Türkiye em fortalecer alianças estratégicas com países da OTAN. “Estamos expandindo nossa capacidade de exportar soluções navais avançadas para nossos aliados, promovendo cooperação em áreas como veículos marítimos não tripulados e sistemas de guerra eletrônica”, afirmou Görgün.

O CEO da STM, Özgür Güleryüz, também enfatizou o impacto global da empresa, lembrando que a STM já entregou com sucesso projetos navais para países como Paquistão, Ucrânia e Malásia. "Nosso objetivo é oferecer plataformas navais modulares, econômicas e tecnologicamente avançadas, atendendo às demandas operacionais de nossos parceiros estratégicos", declarou Güleryüz.

Características dos Navios AOR+

Os navios, projetados para atender às necessidades operacionais da Marinha Portuguesa, apresentarão um design inovador e multifuncional. Entre suas especificações estão:

  • Dimensões e capacidade: 137 metros de comprimento, deslocamento de 11.000 toneladas e espaço para abrigar 100 tripulantes.
  • Operações prolongadas: Capacidade de operar continuamente por até 90 dias no mar, com velocidade máxima superior a 18 nós.
  • Versatilidade operacional: Projetados para reabastecimento no mar, operações anfíbias e projeção de força conjunta.
  • Sistemas avançados: Equipados com sensores modernos, sistemas de defesa aérea, armas controladas remotamente e infraestrutura para helicópteros e UAVs.

Cada navio também será capaz de transportar até 20 veículos blindados táticos leves, destacando sua flexibilidade para missões regionais e internacionais.

Construção e impacto estratégico

A construção dos dois AOR+ será realizada em um estaleiro privado turco, sob a liderança da STM, com início previsto para 2025. Os navios receberão os números de casco A-5211 e A-5212, reforçando a capacidade da Marinha Portuguesa de operar no Atlântico e em missões da OTAN.

Além de fortalecer a presença naval portuguesa, o acordo solidifica a posição da Türkiye como um dos principais exportadores de soluções de defesa. Segundo Güleryüz, “esses navios representam um salto tecnológico e estratégico, contribuindo para operações marítimas mais eficientes e integradas”.

O projeto AOR+ reflete a convergência de interesses estratégicos entre Türkiye e Portugal, promovendo inovação tecnológica e interoperabilidade entre aliados da OTAN. Esta parceria também abre caminho para novas colaborações em modernização naval, veículos marítimos autônomos e sistemas de guerra avançados, estabelecendo um precedente para futuras iniciativas bilaterais.

Com a entrega desses navios, a Türkiye demonstra sua capacidade de atender às demandas mais exigentes de aliados globais, enquanto Portugal reforça sua frota naval com embarcações multifuncionais e tecnologicamente avançadas, preparadas para enfrentar os desafios marítimos do século XXI.


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