A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início a uma nova era no treinamento de seus pilotos com a entrega da primeira aeronave H-125, designada FAB 8821, como parte do ambicioso Programa TH-X. O modelo, amplamente reconhecido pela tecnologia avançada e eficiência operacional, foi recebido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) em um evento que contou com a participação de representantes de diversas organizações militares, entre elas a Base Aérea de Natal (BANT), o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e o Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC).
O H-125, também conhecido comercialmente como AS 350 B3, foi desenvolvido com um conceito de glass cockpit, integrando telas digitais de alta tecnologia, além de piloto automático, que permite operações mais seguras e precisas. Outra inovação é sua compatibilidade com óculos de visão noturna, essencial para missões modernas.
Segundo o Capitão Aviador Faim, do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), unidade que receberá a aeronave, essa aquisição eleva o patamar do treinamento oferecido pela FAB: "A chegada do H-125 representa um salto qualitativo no ensino. A aeronave oferece um treinamento mais próximo das demandas reais, preparando nossos pilotos para enfrentar situações operacionais complexas com maior segurança e eficiência. Sua versatilidade possibilita exercícios variados, incluindo missões de resgate, transporte e combate."
A substituição de aeronaves mais antigas por esse modelo também reflete a busca da FAB por maior confiabilidade e redução de custos, sem comprometer a eficácia das missões.
Processo Rigoroso de Recebimento
O recebimento da aeronave FAB 8821 foi realizado por uma comissão presidida pelo Chefe do GAC-PAC, Coronel Aviador Fábio Pires Vieira, que destacou a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar
"O trabalho conjunto de especialistas em ensaios em voo, manutenção, operação e certificação foi essencial para garantir o sucesso dessa entrega. Sem essa colaboração, o processo seria significativamente mais complexo e demorado."
Esse modelo de trabalho garante que cada etapa da inspeção e validação técnica da aeronave seja conduzida com rigor e eficiência, assegurando que ela atenda plenamente aos altos padrões exigidos pela FAB.
O Projeto TH-X busca modernizar a frota de helicópteros de instrução da FAB, trazendo aeronaves que ofereçam um ambiente de treinamento mais próximo da realidade operacional. O H-125 se destaca por sua manutenção simplificada, robustez e desempenho em condições extremas, o que o torna ideal para as demandas de formação de pilotos.
A aeronave será usada pelo Esquadrão Gavião para instrução avançada, permitindo que os pilotos desenvolvam habilidades em manobras complexas, voos noturnos e cenários de combate. Além disso, o treinamento em sistemas de navegação avançados e automação prepara os alunos para operar aeronaves de maior complexidade no futuro.
Rumo a uma Força Aérea Mais Moderna e Eficiente
A entrega do H-125 é mais do que uma simples atualização de frota: ela simboliza o compromisso da Força Aérea Brasileira em investir no futuro da aviação militar. Essa modernização fortalece a capacidade operacional da FAB e assegura que seus pilotos estejam entre os mais bem preparados do mundo.
Com o avanço do Projeto TH-X, a FAB dá um passo significativo em direção à excelência na formação de seus pilotos e na garantia de uma aviação militar cada vez mais segura, moderna e eficaz. Este marco reflete a visão estratégica da instituição, reafirmando seu papel crucial na defesa da soberania nacional e no suporte a missões humanitárias e operacionais em todo o território brasileiro.
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com FAB
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