Na 8ª Mostra BID Brasil, a AEL Sistemas apresentou uma proposta inovadora para modernização do A-29 Super Tucano da Embraer, com o objetivo de melhorar a capacidade operacional da aeronave após 20 anos de serviço na Força Aérea Brasileira (FAB). A proposta faz parte do programa de modernização, que inclui uma série de melhorias na aviônica embarcada no Super Tucano, com destaque no cockpit, com o "Large Area Display" (LAD), uma tela única de 20 polegadas de alta resolução, projetada para fornecer ao piloto informações táticas e dos sensores de forma mais clara e eficiente.
O LAD é inspirado no "Wide Area Display" (WAD) presente no F-39E Gripen, a mais avançada aeronave em operação na América Latina, e sua implementação promete elevar o Super Tucano a um novo patamar de desempenho. A tela de alta definição permitirá que os pilotos visualizem em tempo real uma vasta gama de dados, incluindo informações sobre a situação tática e os sensores da aeronave. Essa atualização não só melhora a experiência de voo, mas também amplia a consciência situacional do piloto, essencial para missões complexas em ambientes de combate desafiadores.
Além do LAD, a modernização incluirá a integração do LinkBR2, o sistema de comunicação tática da FAB. Isso permitirá que o Super Tucano opere em rede com outras plataformas, como aeronaves, unidades terrestres e marítimas, compartilhando dados em tempo real. Essa conexão entre diferentes elementos da rede tática aumenta a flexibilidade e a eficiência das operações, permitindo que o Super Tucano receba informações vitais de outras aeronaves e plataformas, como se fosse parte de um sistema maior e mais integrado.
A modernização também envolve melhorias significativas na capacidade de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). A AEL Sistemas propôs a instalação de sensores mais leves e mais poderosos, o que compensa a ausência de radar na aeronave e possibilita que o Super Tucano desempenhe missões de inteligência com maior precisão. Esses sensores, combinados com o novo sistema de comunicação e a tela LAD, tornam o A-29 ainda mais capaz de cumprir uma ampla gama de tarefas, desde missões de patrulha até operações de combate e apoio aéreo aproximado.
Outro ponto importante é a integração do Super Tucano com outras plataformas da FAB, como o Gripen. A adoção da mesma tecnologia avançada no LAD e outros sistemas vai facilitar o treinamento de pilotos, permitindo uma transição mais fluida para o F-39E Gripen. Com essas melhorias, o Super Tucano não apenas se tornará uma aeronave mais eficiente em combate, mas também uma plataforma ainda mais adequada para o treinamento de novos pilotos, alinhando o treinamento de aeronaves leves e caças de última geração.
A parceria de longa data entre a AEL Sistemas e a Embraer, que já forneceu aviônicos para o Super Tucano por mais de 20 anos, continua a se fortalecer com esta modernização. O pacote de atualizações proposto para o A-29 inclui a integração de sistemas de autoproteção (SPS), o sensor optrônico SPECTRO XR e o LinkBR2, garantindo que a aeronave continue operando de acordo com os mais altos padrões tecnológicos de defesa. Com a pretensão de atualização de 68 aeronaves, o Super Tucano se manterá como uma plataforma vital para a FAB, pronta para enfrentar os desafios futuros e desempenhar um papel estratégico nas missões de defesa do Brasil.
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