sábado, 30 de novembro de 2024

Quick Reaction Force: Exército Brasileiro Intensifica Treinamento em Operações de Paz

 

Entre os dias 18 e 22 de novembro de 2024, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BI Mec) foi o cenário para importantes exercícios militares realizados pelo Exército Brasileiro, com o objetivo de certificar o estado-maior do Batalhão de Força de Paz e da Quick Reaction Force (QRF). Esses exercícios, divididos em duas etapas – o Exercício Básico e o Exercício Avançado de Operações de Paz – fazem parte do esforço contínuo do Brasil em garantir a prontidão de suas tropas para atuar em missões de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento envolveu 800 militares, incluindo membros do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e do Pelotão de Engajamento, que, junto ao 30º BI Mec, participaram de uma série de atividades preparatórias e simuladas. Para o treinamento, foram utilizadas 14 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Guarani, além de outras 33 viaturas operacionais e administrativas, que demonstraram a capacidade logística e operacional da Força Terrestre Brasileira.

Sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER) e com o apoio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, o exercício teve à frente o General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo, Chefe de Missões de Paz. O principal foco foi a certificação do Batalhão de Força de Paz e de seus efetivos no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção de Paz da ONU (UNPCRS), o que incluiu a realização do ciclo completo de preparação da tropa, em conformidade com as exigências da ONU.

As atividades práticas dos exercícios envolveram desde a preparação teórica sobre as diretrizes internacionais de operações de paz até o desenvolvimento de simulações no terreno, com a atuação em cenários vivos, onde o batalhão precisou reagir a uma série de situações militares simuladas. Entre as tarefas realizadas estavam a proteção de civis, patrulhas a pé e mecanizadas, o controle de pontos de bloqueio, ações de segurança, escoltas de comboios e a execução de missões humanitárias, todas com o emprego de tropas e recursos adequados para essas situações de alta complexidade.

Este treinamento de larga escala reforça o compromisso do Brasil com a manutenção da paz mundial, destacando a relevância do preparo contínuo das suas tropas para a atuação em missões internacionais. Ao garantir que seus militares estejam prontos para enfrentar as adversidades e responder com eficiência a crises humanitárias, o Brasil reafirma seu papel importante em missões de paz da ONU, consolidando sua posição como líder em esforços internacionais de estabilidade e segurança.


GBN Defense - A informação começa aqui 

Com Exército Brasileiro

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger