quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Podcast Braço Forte explora operações do Exército Brasileiro em apoio à segurança e a sociedade brasileira

O mais recente episódio do Podcast Braço Forte oferece uma visão detalhada das operações do Exército Brasileiro em 2024, destacando sua atuação em diversos cenários e regiões, do norte ao sul do país. Em conversa com a jornalista Viviane Fernandes, da rádio Verde-Oliva Brasília, os Coronéis Sylvio Torres Doctorzick e Gustavo Queiroz detalharam os desafios e a organização das 68 operações em andamento. Em missões como Taquari 2, Ágata, Catrimani II, Tucumã e Pantanal II, o Exército reforça sua presença tanto para a segurança nacional quanto para o apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade.

O Coronel Doctorzick explicou a estrutura de mobilização, que atualmente envolve 18 das 25 brigadas da Força. Desde operações de combate até atividades de engenharia, inteligência e logística, o Exército mantém seis mil militares em atividade, atingindo um total de 25 mil ao longo do ano, comparável ao contingente enviado à Itália na Segunda Guerra Mundial. A Força também conta com unidades especializadas para apoio estratégico, destacando a importância de sua constante prontidão.

Já o Coronel Queiroz reforçou o papel da "Mão Amiga" do Exército nas operações subsidiárias de apoio à Defesa Civil e ao desenvolvimento nacional. Amparadas pela Lei Complementar nº 97, essas missões incluem operações de combate à seca, enchentes e desastres ambientais. Com exemplos como a Operação Carro-Pipa, que há 26 anos leva água a regiões atingidas pela seca, e missões emergenciais em áreas de enchentes e queimadas, o Exército busca sempre estar ao lado da população.

Para saber mais sobre o alcance e os impactos das operações do Exército, convidamos nossos leitores a conhecer o Podcast Braço Forte. Nele, é possível entender de forma detalhada a atuação essencial do Exército Brasileiro para a segurança e o apoio social no Brasil.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário