terça-feira, 12 de novembro de 2024

Marinha do Brasil celebra 20 anos da "Amazônia Azul" com ciclo de palestras aberto ao público

Em comemoração ao Mês da Amazônia Azul, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil está promovendo um ciclo de palestras gratuito e aberto ao público, que visa aproximar a população civil da Marinha e dos debates sobre os recursos e desafios dos oceanos brasileiros. O evento celebra os 20 anos da concepção do conceito de "Amazônia Azul", um marco que define os limites marítimos nacionais e destaca a importância desse vasto território para a sustentabilidade e desenvolvimento do Brasil.

Na última sexta-feira (8), a segunda palestra da série ocorreu no Museu Naval, no Rio de Janeiro, com o tema “Planejamento Espacial Marinho” (PEM). A apresentação foi conduzida pelo Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, Secretário da Comissão Interministerial de Recursos do Mar (CIRM), que explicou o papel essencial dos cidadãos na gestão e preservação do ecossistema oceânico. “O processo é participativo. A nossa intenção é mesclar dois tipos de conhecimento: o científico e o tradicional. O objetivo é que a sociedade tenha noção do potencial que o oceano tem e que tome posse do que ela pode fazer com esse imenso mar de riqueza”, afirmou o oficial.

O PEM organiza e direciona o uso de áreas marinhas, abordando desde a pesca até o transporte marítimo e a preservação de habitats naturais. Este planejamento integra as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e já estuda quatro grandes regiões da Amazônia Azul: Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. Iniciado em 2020, o PEM tem data de conclusão prevista para 2030. 

O ciclo de palestras segue nos dias 22 e 29 de novembro, sempre no Museu Naval, localizado no centro do Rio de Janeiro. Os temas abordarão o Monumento Natural das Ilhas Cagarras e a presença do mar na política externa brasileira, respectivamente. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected].

Amazônia Azul: um patrimônio estratégico nacional

A área da Amazônia Azul corresponde a aproximadamente 5,7 milhões de quilômetros quadrados. Essa extensão equivale a uma área maior que a da Europa Ocidental, e inclui o território marítimo brasileiro que se estende desde o litoral até o limite exterior da Plataforma Continental, atingindo até 1.518 km da costa brasileira. Essa vasta região é fundamental para o Brasil, pois abriga valiosos recursos naturais e é estratégica para a economia e defesa nacionais.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário