terça-feira, 12 de novembro de 2024

IDV e Leonardo Firmam Parceria para Fornecimento de Componentes de Veículos Blindados ao Exército Italiano

A Iveco Defence Vehicles (IDV), divisão do Iveco Group especializada em defesa, firmou um acordo preliminar com a Leonardo para fortalecer a fabricação de veículos blindados avançados destinados ao Exército Italiano. Esta parceria ocorre no contexto de uma joint venture entre Leonardo e Rheinmetall, formando a Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV), que será um dos centros de produção militar mais importantes da Europa. Sediada em Roma, com operações adicionais em La Spezia, a LRMV visa a produção de veículos de combate rastreados de última geração, incluindo o tanque de batalha principal (MBT) e o sistema de combate de infantaria blindada Lynx (AICS).

Este movimento estratégico visa fortalecer a autossuficiência europeia no setor de defesa, especialmente diante da demanda crescente por cadeias de suprimentos mais seguras e locais. O papel da IDV na joint venture incluirá a responsabilidade por aproximadamente 12 a 15% das atividades do projeto, com foco em componentes essenciais, como sistemas de propulsão de nível militar, transmissão e tecnologias de proteção avançada para veículos. Essa contribuição da IDV garante que grande parte dos componentes cruciais seja produzida na Itália, promovendo a indústria local e desenvolvendo ainda mais a expertise da força de trabalho italiana.

Além da produção para o Exército Italiano, a joint venture LRMV planeja uma abordagem de design modular para seus veículos blindados, permitindo diversas configurações para atender a múltiplas funções, como variantes antiaéreas, de reconhecimento e antitanque. A previsão é de que a LRMV esteja plenamente operacional no início de 2025, consolidando-se como uma das mais avançadas iniciativas de defesa europeia e potencialmente atendendo também a clientes internacionais interessados nos modelos produzidos.

Essa colaboração é mais um passo no avanço das capacidades de defesa italianas, que também consideram um potencial investimento em tanques da alemã Rheinmetall, em um contrato que, segundo fontes, poderia atingir o valor de 20 bilhões de euros.


GBN Defense - A informação começa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário