terça-feira, 12 de novembro de 2024

Hürjet: Segundo Protótipo Ganha os Céus e Incorpora Aperfeiçoamentos

A TAI (Turkish Aerospace Industries) deu mais um passo significativo no desenvolvimento do Hürjet Trainer/LCA (Light Combat Aircraft) com o primeiro voo do segundo protótipo da aeronave, que apresenta importantes atualizações de design para as próximas fases de testes. Este voo marca um avanço no programa Hürjet, que promete transformar a aviação militar turca e se posicionar como um importante ativo de exportação no mercado de aeronaves de combate leves.

O voo inaugural, que durou 26 minutos atingiu uma altitude de 10.000 pés e velocidade de 260 nós, foi um marco não apenas pelo sucesso do teste, mas também pela homenagem prestada pela TAI aos funcionários e ao taxista que perderam suas vidas no recente ataque terrorista às instalações da TAI em Kahramankazan. Os nomes dessas vítimas foram imortalizados no protótipo, destacando o respeito da empresa pelos seus colaboradores e pela memória das vítimas.

O novo protótipo do Hürjet conta com várias melhorias, incluindo um radome maior, o que sugere que ele poderá ser utilizado para testar o radar MURAD AESA, um sistema de radar avançado desenvolvido pela TAI. Outra adição importante são os pontos de fixação nas pontas das asas, que indicam que o protótipo está se preparando para testes de armas. Na configuração Light Combat Aircraft (LCA), o Hürjet será capaz de transportar mísseis ar-ar, como os Bozdoğan WVRAAMs, nas extremidades das asas, além de oferecer a flexibilidade de portar armamentos ar-solo.

Essas mudanças representam uma transição significativa para a fase de testes de armamentos, enquanto o Hürjet avança para se tornar um sucessor das aeronaves de treinamento T-38 da Força Aérea Turca (TurAF) e dos jatos NF-5 usados pela equipe de acrobacias Turkish Stars. Além de sua função como treinador avançado, o Hürjet na configuração LCA será uma plataforma de combate econômica, projetada para ser uma opção viável para países cujos orçamentos não permitem a compra de caças de maior porte.

O Hürjet LCA também se destaca como uma solução promissora para exportação, especialmente para países do segundo e terceiro mundo, que podem optar por aeronaves de combate mais leves e com custo reduzido, tornando-se uma alternativa atraente para nações que necessitam de aeronaves de combate eficientes e econômicas. Com esses avanços, o Hürjet tem o potencial de preencher uma lacuna importante no mercado global de aeronaves de combate de baixo custo e alto desempenho.

Além das capacidades já destacadas, o Hürjet se apresenta como uma opção interessante a ser avaliada pelo Brasil, especialmente considerando sua versatilidade. Além da configuração LCA, o programa Hürjet prevê o desenvolvimento de uma variante naval capaz de operar a partir de porta-aviões, o que amplia ainda mais suas possibilidades de aplicação. Essa versão naval poderia ser uma solução estratégica para substituir futuramente os vetustos AF-1 (A-4KU) Skyhawk da Marinha do Brasil, que necessitará modernizar suas capacidades de combate aéreo. Com um custo mais acessível em comparação a caças de maior porte, o Hürjet também pode se tornar uma alternativa eficaz e econômica, alinhada com as necessidades de defesa do Brasil, lembrando que a brasileira AKAER é uma das colaboradoras no desenvolvimento desta aeronave turca.


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