quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Fim de uma Era: Anunciada Aposentadoria do A-10 Thunderbolt II no Indo-Pacífico

A Força Aérea dos Estados Unidos está concluindo um capítulo importante em sua história, iniciando a aposentadoria dos icônicos A-10 Thunderbolt II, conhecidos popularmente como "Warthogs", em favor de uma frota mais moderna e adaptada às exigências do moderno teatro de operações. A decisão, anunciada na terça-feira (12), integra um esforço de modernização em toda a força, com a retirada gradual dos 24 exemplares do A-10 que estavam estacionados na Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul.

A partir de janeiro de 2025, os A-10 serão transferidos para o 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona, onde passarão por manutenção e preparação para possíveis exposições futuras. Embora a aposentadoria não seja imediata, a transição marca o fim de uma era para essa icônica aeronave, que entrou em serviço em 1976 e ganhou fama por sua resistência, robustez e poder de fogo, especialmente sua notável metralhadora Gatling de 30 mm de sete canos. O A-10 se tornou um ícone entre as forças terrestres, fornecendo suporte aéreo aproximado e uma presença formidável no campo de batalha.

A Era do F-16 e o Futuro das Capacidades de Combate

Com a aposentadoria do A-10, a Força Aérea dos EUA se voltará para aeronaves mais versáteis, como o F-16 Fighting Falcon, para desempenhar funções de apoio aéreo aproximado e para enfrentar ameaças aéreas mais complexas. Os F-16 de quarta geração que atualmente compõem 50% da frota da USAF, passarão por atualizações significativas para se aproximarem das capacidades de aeronaves de quinta geração. A atualização incluirá uma nova suíte aviônica, permitindo que os F-16 desempenhem um papel crucial tanto em combates aéreos quanto no apoio a forças terrestres.

De acordo com Maj. Rachel Buitrago, porta-voz da 7ª Força Aérea, tanto os F-35A Lightning II quanto os F-16, FA-50 Golden Eagles e F-15K Slam Eagles da Coreia do Sul, além dos caças da Força Aérea dos EUA, estão mais do que preparados para substituir o A-10 no papel de apoio aéreo na Península Coreana. A 7ª Força Aérea expressou confiança em sua capacidade de fornecer uma gama completa de capacidades de combate para enfrentar qualquer ameaça, reforçando a dissuasão contra a Coreia do Norte.

O Fim de uma Era no Indo-Pacífico

Este movimento não é único à Coreia do Sul. Em um esforço mais amplo de modernização, o Pentágono também está substituindo os antigos F-15 Eagles na Base Aérea de Kadena, em Okinawa, Japão, pelos mais avançados F-15EX. Além disso, os F-16 estacionados na Base Aérea de Misawa, no norte do Japão, serão substituídos por 48 F-35A. A Marinha dos EUA também está substituindo seus F/A-18 Super Hornet pelos F-35C em Iwakuni, no sul do Japão, como parte de um esforço contínuo para adaptar suas capacidades aéreas aos novos desafios.

O Futuro do A-10 e o Debate sobre sua Aposentadoria

O A-10 sempre foi admirado por sua capacidade de operar de maneira eficaz em condições difíceis, com uma durabilidade impressionante e uma capacidade de fornecer suporte aéreo aproximado, essencial para as forças terrestres. Entretanto, seus críticos afirmam que a função do A-10 se tornou obsoleta em tempos modernos, com a evolução das ameaças aéreas e antiaéreas. O A-10 é projetado para atuar contra ameaças no solo, como comboios, concentração de tropas e colunas de blindados, mas é vulnerável a adversários com capacidades aéreas e antiaéreas mais sofisticadas.

Embora o Pentágono tenha discutido a aposentadoria do A-10 desde a década de 1980, agora é o momento de transição. A Força Aérea planeja se desfazer de 56 A-10 no próximo ano fiscal, como parte de um movimento estratégico para garantir que sua frota seja mais ágil e adaptável às novas necessidades de combate. Em sua substituição, aeronaves mais modernas e multiuso, como os F-35, desempenharão um papel crescente nas forças dos EUA e de seus aliados.

A Transição para uma Força Aérea Mais Ágil

A aposentadoria do A-10 Thunderbolt II é um marco importante, refletindo a evolução das necessidades militares e das tecnologias de combate. Embora a aeronave tenha sido uma das mais respeitadas e admiradas pelos pilotos e pelas tropas no terreno, a modernização e a adaptação da força aérea dos EUA é fundamental para enfrentar as ameaças futuras. A atualização dos F-16 e a crescente presença de aeronaves de quinta geração, como o F-35, garantirão que a Força Aérea dos EUA continue a manter sua superioridade no Indo-Pacífico e em outras regiões estratégicas do mundo. A aposentadoria do A-10, portanto, é mais do que o fim de uma era; é um sinal de que a Força Aérea dos EUA está se preparando para os desafios de um futuro cada vez mais complexo e dinâmico.


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Com Reuters e USAF

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