As aeronaves F-39E Gripen, do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), estão demonstrando suas capacidades avançadas na Operação CRUZEX 2024, participando ativamente de todas as missões planejadas e cumprindo com excelência os objetivos estabelecidos. Durante a primeira semana do exercício, realizado na Base Aérea de Natal, o Gripen se destacou em diversas atividades, incluindo voos de familiarização com o cenário operacional, integração com forças aéreas estrangeiras e missões compostas de operações aéreas (COMAO), que representam a parte mais complexa da CRUZEX.
O Major Aviador Vitor Bombonato, Oficial de Operações do 1º GDA, afirmou que o grupo cumpriu todas as missões planejadas pela Direção do Exercício, tanto compondo as Forças Aliadas quanto atuando como Força Oponente. “Participamos de missões desafiadoras e de alto nível, o que demonstra a capacidade de integração e a preparação de nossas aeronaves”, comentou Bombonato.
Dentre as atividades realizadas, destacam-se os dois voos COMAO, onde cerca de 60 aeronaves decolam em intervalos curtos para atuar em um único cenário operacional. Esses voos de grande complexidade exigem coordenação intensa e são fundamentais para treinar os pilotos em condições próximas das situações reais de combate. “Iniciamos com voos COMAO, que envolvem múltiplas aeronaves operando simultaneamente, além de voos de combate além do alcance visual (BVR), onde aplicamos táticas avançadas e usamos mísseis de longo alcance de maneira simulada”, explicou o Major Aviador Raphael Kersul, piloto de caça no 1º GDA.
A CRUZEX 2024 continua até o próximo dia 15 de novembro, com os Gripens brasileiros mantendo-se em ação, consolidando-se como uma peça-chave para a defesa aérea do Brasil e demonstrando sua alta capacidade de operação em conjunto com forças internacionais. A participação no exercício reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira com o desenvolvimento contínuo de suas capacidades de combate aéreo e a integração com aliados, fundamentais para a segurança nacional e a projeção de poder no cenário internacional.
GBN Defense - A informação começa aqui
com FAB e And All
0 comentários:
Postar um comentário