Até o dia 15 de novembro, a Base Aérea de Natal (BANT) será palco da 9ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), um dos maiores e mais importantes treinamentos de guerra aérea da América Latina. O CRUZEX 2024 conta com a participação de forças aéreas de diversos países, unindo suas capacidades em um esforço de cooperação e aprimoramento das técnicas de combate, com um foco especial na interoperabilidade entre as diferentes nações.
Neste cenário, as aeronaves de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB), como o moderno KC-390 Millennium e o C-105 Amazonas, desempenham papéis estratégicos, realizando missões desafiadoras de reabastecimento aéreo, assalto aéreo, transporte de tropas e materiais, além de operações de infiltração e exfiltração. Ambas as plataformas, além de exercerem funções de vital importância nas missões simuladas de combate, também serviram como exemplos do alto nível de sofisticação e capacidade das aeronaves da FAB, que têm se destacado no cenário internacional.
KC-390: Estreia no REVO e na Logística Operacional
O KC-390 Millennium, que participa pela primeira vez do CRUZEX, é um dos grandes destaques do exercício. Equipado com tecnologia de ponta, como sistemas avançados de navegação e autoproteção, o KC-390 demonstra sua versatilidade ao realizar missões de reabastecimento aéreo (REVO), uma das tarefas mais complexas e importantes para garantir a continuidade de operações prolongadas, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso.
O Tenente-Coronel Bruno Américo Pereira, comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) "Esquadrão Zeus", destacou a relevância do KC-390 para a integração e aumento da capacidade de resposta das forças envolvidas no CRUZEX. "O reabastecimento aéreo permite que outras aeronaves estendam seu alcance, o que é essencial para o sucesso de missões prolongadas e para garantir que as forças envolvidas possam operar em áreas distantes", afirmou. Segundo o comandante, a participação do KC-390 no exercício não só fortaleceu as habilidades das tripulações brasileiras, mas também proporcionou uma excelente oportunidade para treinar em um ambiente controlado e realista, que simula os desafios de cenários de combate reais.
Já o Tenente-Coronel Umile Coelho Rende, comandante do "Esquadrão Gordo", do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), ressaltou o desempenho do KC-390 em um contexto mais amplo. "Além das missões de reabastecimento aéreo, também treinamos táticas como assalto aéreo, navegação tática de baixa altitude e integração com aeronaves de caça. Isso é fundamental para garantir que o KC-390 esteja preparado para todos os tipos de missões em um cenário de conflito", comentou. Ele também destacou a importância dos avançados sistemas tecnológicos a bordo, que aumentam a consciência situacional da tripulação e aprimoram a tomada de decisões em situações de alta complexidade.
O KC-390 também se mostrou em diversas ações reais nos seus primeiros anos, ser indispensável para a FAB em operações de ajuda humanitária e missões em ambientes inóspitos. Sua flexibilidade foi evidenciada em missões como o combate a incêndios florestais, durante a pandemia do COVID-19, o transporte de equipamentos para a Marinha do Brasil na Antártida e a entrega de suprimentos às comunidades Yanomami, que enfrentam dificuldades logísticas.
REVO: Alta Precisão e Desafio Operacional
O reabastecimento aéreo, ou "REVO", é uma das capacidades mais impressionantes do KC-390, sendo um dos principais focos do exercício. Equipado com dois pods de reabastecimento nas asas, o KC-390 pode reabastecer múltiplas aeronaves durante um único voo. Essa habilidade é essencial para garantir a continuidade das operações aéreas em áreas de difícil acesso, onde pousos e decolagens não são viáveis. A operação exige extrema precisão e a colaboração sincronizada entre as aeronaves, já que, enquanto a aeronave receptora se alinha com a cesta do KC-390, o combustível flui automaticamente.
A segurança e a precisão dessas manobras são fundamentais. Como explicou o Tenente-Coronel Bruno Pereira, o treinamento intensivo para as tripulações garante que os pilotos estejam preparados para executar o procedimento de reabastecimento sob diferentes condições climáticas e de voo, enfrentando até falhas simuladas no processo de conexão. Esses exercícios são feitos tanto em simuladores quanto em voos práticos, onde a precisão das manobras pode ser testada em tempo real.
C-105: A Logística e a Mobilidade Estratégica em Ação
Outro componente essencial da FAB no CRUZEX 2024 é o C-105 Amazonas, aeronave de transporte robusta, ideal para operar em condições adversas, como pistas de pouso curtas e não preparadas. Durante o exercício, o C-105 desempenhou missões de transporte de tropas e suprimentos para áreas remotas, incluindo lançamentos de carga, evidenciando sua importância tanto para missões logísticas quanto para operações de combate em ambientes desafiadores.
De acordo com o Major Kleber Aurélio Saugo, Oficial de Operações do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) "Esquadrão Onça", a capacidade de autodefesa do C-105 é uma das suas principais vantagens, tornando-o uma plataforma indispensável para missões de projeção de poder. "Sua plataforma aberta permite que realizemos uma variedade de operações logísticas e de mobilidade, seja em cenários de combate ou em missões humanitárias, contribuindo para a mobilidade estratégica da FAB", afirmou o Major Saugo.
KC-390 Símbolo de Cooperação Internacional
A presença do KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa na CRUZEX 2024 é um marco importante, simbolizando o fortalecimento da cooperação militar entre Brasil e Portugal. Esta foi a primeira vez que o KC-390 português participou do exercício, e sua inclusão foi vista como uma excelente oportunidade para fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas dos dois países.
A Tenente Ana Filipa Mota Pires Alves Ferreira, piloto da Força Aérea Portuguesa, destacou que a participação no CRUZEX 2024 oferece uma oportunidade ímpar de desenvolvimento profissional, além de permitir que sua equipe compartilhe e aprenda com as práticas brasileiras. "A troca de experiências com outros países é enriquecedora, especialmente quando estamos testando nossas capacidades operacionais em um ambiente multinacional", afirmou a tenente.
A colaboração internacional durante o CRUZEX 2024 não só promoveu a integração entre diferentes forças aéreas, mas também demonstrou a crescente importância do KC-390 como uma plataforma de alto desempenho no cenário global, adaptável a uma ampla gama de missões, desde operações de combate até ações humanitárias.
A Força da Mobilidade Aérea na CRUZEX 2024
O exercício CRUZEX 2024 é um exemplo claro do papel vital que as aeronaves de transporte, como o KC-390 Millennium e o C-105 Amazonas, desempenham em operações militares modernas. Seja em missões de reabastecimento aéreo, transporte de tropas e suprimentos ou apoio logístico em áreas remotas, essas aeronaves mostram sua eficácia e importância no contexto da defesa e da segurança internacional. O exercício não apenas testa as capacidades das tripulações, mas também fortalece os laços de cooperação entre as forças aéreas participantes, preparando-as para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interconectado.
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Com FAB
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