A Türkiye está prestes a dar um salto significativo em sua capacidade de defesa aérea com a aprovação, por parte da Alemanha, para a compra de 40 aeronaves Eurofighter Typhoon. Essa aquisição representa um importante avanço para a Força Aérea Turca, que, ao combinar essas aeronaves de última geração com os F-16 Block 70 e seus programas nacionais de desenvolvimento aeronáutico (KAAN e Hürjet), substitui as antigas aeronaves F-4E "Terminator", a variante modernizada do "Phantom" e outros vetores, aumentando expressivamente o poderio aéreo do país.
O Ministro da Defesa Nacional, Yaşar Güler, anunciou recentemente a decisão da Alemanha de aprovar a venda dos Typhoons para a Türkiye, após um período de embargo. A aprovação foi fruto de negociações e do apoio dos aliados da Türkiye na OTAN, incluindo Itália, Reino Unido e Espanha, também membros do Consórcio Eurofighter.
A Força Aérea Turca planeja inicialmente adquirir um lote de 20 exemplares do Typhoon, com mais 20 exemplares no segundo lote, compondo duas frotas. Estas aeronaves serão configuradas com a mais alta tecnologia disponível, integrando os sistemas mais modernos de combate e defesa aérea. A aquisição dos Typhoons permitirá à Türkiye modernizar sua frota, tornando-se uma das forças aéreas mais avançadas da região. Esses caças, combinados com os F-16 Block 70 e futuros jatos nativos como o KAAN e o Hürjet, representarão uma capacidade aérea renovada e ampliada.
O projeto do Eurofighter Typhoon foi originalmente uma iniciativa conjunta entre Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha, tendo ao longo dos anos fornecido mais de 550 unidades para sete países, incluindo Omã e Arábia Saudita. A integração do Typhoon ao inventário turco é vista como uma iniciativa estratégica, que, além de fortalecer as defesas do país, amplia as opções de cooperação industrial e militar da Türkiye com os países europeus.
GBN Defense - A informação começa aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário