A Força Aérea Real Marroquina está próxima de tomar uma decisão histórica ao selecionar o C-390 Millennium da Embraer como sua nova aeronave de transporte militar, substituindo os vetustos C-130 Hércules, que têm servido ao país por décadas. A aquisição da avançada aeronave multimissão brasileira será um marco importante na modernização das forças armadas marroquinas, e as expectativas são de que o anúncio oficial seja feito em breve. A inclusão de Marrocos no grupo de operadores do C-390 também amplia a carteira global de operadores do C-390 da Embraer, que já foi selecionado pelo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, Coreia do Sul e República Tcheca.
C-390 para o Marrocos
Embora o anúncio oficial ainda esteja pendente, os indícios são claros: O Marrocos está próximo de concluir as negociações com a Embraer para a aquisição de um número ainda não revelado de aeronaves C-390 Millennium. No último "C-390 User Group Conference", que ocorreu na sede da Embraer em São José dos Campos, uma bandeira de Marrocos figurava entre os países que optaram pelo C-390, o que foi interpretado como um sinal que confirma o avanço nas negociações com o país, que deve em breve confirmar sua decisão. A exibição das bandeiras do Chile e Emirados Árabes Unidos junto a outros países que já confirmaram a opção pela aeronave da Embraer, também reforça informações que apontam para o interesse chileno e dos Emirates pela aeronave brasileira. A iminente adesão do Marrocos ao seleto grupo de países que optaram por modernizar suas frotas com o C-390, é um reflexo claro do sucesso que a Embraer vem obtendo no mercado internacional, onde o Millennium é disparado a melhor opção no seu nicho.
Em janeiro deste ano, uma delegação marroquina participou de uma visita à "idD Portugal Defence", promovida pela *Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN). O objetivo da visita foi conhecer como é a operação do C-390 pela Força Aérea Portuguesa na Base Aérea n.º 11 em Beja. Durante a visita, os representantes marroquinos puderam conhecer em detalhes as operações da Esquadra 506, que utiliza o C-390, além de realizar uma inspeção à primeira unidade da aeronave em operação em Portugal.
Comitiva Marroquina visitou Portugal afim de obter mais informações sobre o C-390 em janeiro deste ano |
O programa incluiu também uma visita à OGMA, responsável pela fabricação de partes das células do C-390 Millennium. Este intercâmbio proporcionou informações valiosas sobre a operação e manutenção da aeronave.
A Real Força Aérea de Marrocos atualmente opera uma frota de quinze C-130H Hercules, que já ultrapassam os 40 anos de serviço, o que ressalta a necessidade de sua substituição. O C-390, com suas capacidades de reabastecimento aéreo e versatilidade para diversas missões, surge como uma escolha estratégica para a modernização da frota marroquina.
Desde a avaliação inicial da aeronave, realizada em março deste ano, Marrocos tem demonstrado grande interesse no C-390. As negociações entre o governo marroquino e a Embraer avançaram rapidamente, e há grandes expectativas sobre os benefícios que essa aquisição trará, não apenas em termos de capacidade operacional, mas também em possíveis colaborações industriais entre as duas nações.
Por que o C-390 é a escolha ideal para substituir o "Hercules"?
A Força Aérea Real Marroquina, assim como outras ao redor do mundo, enfrentam o desafio de substituir suas frotas envelhecidas de C-130 Hércules, que, embora robustos e confiáveis, estão chegando ao final de seu ciclo de vida, o que o torna cada vez mais caros de operar e manter. O C-130 tem sido a espinha dorsal das operações de transporte tático militar em muitos países ao longo de muitas décadas, mas o C-390 surge como uma alternativa mais avançada, eficiente e adaptável às necessidades militares do moderno teatro de operações.
O C-390 Millennium foi projetado para oferecer maior velocidade, capacidade de carga, versatilidade e menor custo operacional em comparação com o C-130. Equipado com dois motores turbofan IAE V2500-E5, o C-390 atinge velocidades máximas de 870 km/h (470 nós), mais rápido do que seu antecessor, o que o torna uma aeronave ideal para missões táticas onde a rapidez é fundamental. Ele pode transportar até 26 toneladas de carga útil, o que inclui veículos, helicópteros ou tropas, e possui um compartimento de carga com rampa traseira, facilitando o carregamento e descarregamento de cargas.
Além disso, o C-390 possui uma série de vantagens tecnológicas, como o sistema de controle de voo fly-by-wire e o conjunto de aviônicos Rockwell Collins Pro Line Fusion, que inclui telas sensíveis ao toque e facilita o voo de baixa altitude, algo crucial para missões de transporte tático em zonas de combate ou áreas de difícil acesso. A aeronave também pode ser rapidamente reconfigurada para diferentes missões, como evacuação médica (EVAM), busca e resgate (SAR), combate a incêndios florestais e reabastecimento em voo na variante KC-390, o que a torna um verdadeiro "coringa" para as forças aéreas que necessitam de uma plataforma multimissão avançada, versátil e de baixo custo operacional.
Capacidades do C-390
Uma das características mais destacadas do C-390 é sua versatilidade. A aeronave pode ser reconfigurada em poucas horas para diferentes tipos de missões, o que proporciona às forças aéreas uma capacidade tática extremamente valiosa. Um exemplo dessa adaptabilidade está na capacidade de combate a incêndios florestais, uma das funções que o C-390 pode desempenhar utilizando o Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS II), a versão mais moderna deste sistema.
Outra capacidade estratégica é o reabastecimento em voo (REVO). O C-390, na sua versão KC-390, pode ser configurado para realizar reabastecimento de outras aeronaves em pleno voo, ampliando assim o alcance operacional de caças, helicópteros e até mesmo de outras aeronaves de transporte. Para um país como Marrocos, que busca aumentar suas capacidades de projeção de poder, essa função é fundamental.
Além disso, o C-390 também oferece uma série de melhorias em termos de durabilidade e facilidade de manutenção. Ele foi projetado para ter intervalos de manutenção mais longos, o que reduz os custos operacionais e o tempo de inatividade, garantindo que a aeronave esteja sempre pronta para ação, mesmo em condições desafiadoras. Essa característica é um diferencial importante em relação ao C-130, que, apesar de sua confiabilidade, apresenta custos de manutenção crescentes devido à sua idade.
Um acordo que reforça as capacidades marroquinas
O C-390 não será apenas uma adição valiosa para a frota de transporte militar de Marrocos, mas também faz parte de um plano mais amplo de modernização da defesa do país. Marrocos tem investido pesadamente na modernização de suas forças armadas, com um orçamento de defesa de US$ 12,88 bilhões para 2024. A aquisição de novas aeronaves de transporte faz parte desse esforço, que busca não apenas atualizar os equipamentos militares do país, mas também melhorar suas capacidades logísticas e de projeção de poder.
Ao optar pelo C-390, Marrocos estará fortalecendo suas capacidades de transporte tático e estratégico, permitindo a realização de uma ampla gama de missões, desde operações militares até operações humanitárias, como a resposta a desastres naturais. O C-390, com sua aviônica avançada, maior capacidade de carga e versatilidade operacional, é uma plataforma que atende perfeitamente a essas necessidades, proporcionando ao país uma aeronave capaz de enfrentar os desafios modernos de forma eficiente.
Além dos aspectos técnicos e operacionais da aeronave, a decisão de Marrocos de adquirir o C-390 também reflete uma estratégia mais ampla de diversificação de suas parcerias de defesa. O país tem tradicionalmente mantido relações próximas com os Estados Unidos e a França, mas nos últimos anos tem buscado expandir suas alianças no setor de defesa, explorando novas oportunidades de cooperação com países como o Brasil.
A Embraer, com sua vasta experiência na fabricação de aeronaves militares e comerciais, oferece ao Marrocos uma combinação atraente de tecnologia avançada e parcerias estratégicas. Ao optar por colaborar com a Embraer, Marrocos não está apenas adquirindo uma aeronave de última geração, mas também está estabelecendo uma relação de longo prazo com um dos principais players globais do setor de defesa. Essa colaboração pode abrir portas para futuros acordos, tanto no âmbito da aviação militar quanto em outras áreas de defesa.
Outros países também devem anunciar suas escolhas pelo C-390
Além de Marrocos, outros países, como Suécia, África do Sul, Chile e Emirados Árabes Unidos, também estão em negociações avançadas com a Embraer para a aquisição do C-390. Assim como Marrocos, essas nações estão em processo de modernização de suas forças armadas e veem no C-390 uma solução ideal para suas necessidades de transporte aéreo.
Esses potenciais novos clientes reforçam o sucesso internacional do C-390, que continua a conquistar a confiança de diversas forças aéreas ao redor do mundo. Com sua combinação única de velocidade, versatilidade, capacidade de carga e tecnologia avançada, o C-390 está se consolidando como uma das principais opções para a substituição do C-130 Hércules, tanto em missões militares quanto humanitárias.
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