quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Malásia Prestes a Fechar Aquisição de F/A-18 Hornet do Kuwait

A Malásia está prestes a firmar a aquisição de aeronaves F/A-18 Hornet do Kuwait após receber garantias positivas da nação do Golfo. De acordo com o Ministro da Defesa da Malásia, Datuk Seri Mohamad Khaled Nordin, o Kuwait respondeu favoravelmente ao pedido da Malásia.

Em 6 de outubro, o Ministro Khaled, juntamente com o Chefe da Força Aérea Real da Malásia, General Tan Sri Asghar Khan, se envolveu em várias reuniões no Kuwait com altos funcionários, incluindo o Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Defesa Sheikh Fahad Youssef Saud Al-Sabah. O foco principal dessas discussões foi a aquisição das aeronaves, que também requer aprovação dos Estados Unidos, devido as cláusulas de End-User.

O acordo de aquisição prosseguirá assim que o Kuwait receber sua nova frota, incluindo novos F/A-18E e F/A-18F Super Hornet, além do Eurofighter Typhoon. Khaled expressou apreço pela prontidão do Kuwait em ajudar sob esses termos. Este acordo é importante para aprimorar as capacidades de defesa da Malásia, pois mais atrasos podem minar significativamente as capacidades de sua força aérea. Para agilizar a aquisição, um comitê especial foi estabelecido.

Os caças F/A-18 Hornet são essenciais para a Malásia reforçar e revigorar sua força aérea em meio a um cenário de crescente imprevisibilidade da segurança regional. Com uma frota mais antiga que inclui alguns F/A-18D se aproximando do final de seu ciclo de vida útil, após várias décadas em serviço, a Malásia enfrenta o desafio de recompor as suas capacidades de defesa. Adicionar "novas" aeronaves proporcionaria capacidades de defesa aérea e ataque atualizadas, cruciais para enfrentar as crescentes tensões regionais em torno de disputas territoriais e da crescente presença militar de grandes potências no Sudeste Asiático.

Além de sua superioridade técnica, a aquisição do F/A-18 Hornet ofereceria à Malásia ganhos estratégicos, incluindo maior interoperabilidade com operações com seus aliados. Durante tempos incertos em áreas críticas como o Mar da China Meridional, essas aeronaves capacitariam o país a defender sua soberania e efetivamente combater potenciais ameaças. Especialistas alertam que qualquer atraso na aquisição pode expor a Malásia a sérios riscos e deixar uma lacuna em suas capacidades de defesa.

O interesse da Malásia no F/A-18 Hornet tem raízes no final da década de 1990, marcando a aquisição inicial deste modelo. Na última década, Kuala Lumpur buscou a modernização da frota, embora o progresso muitas vezes tenha parado devido a limitações orçamentárias e incertezas políticas. A perspectiva de adquirir aeronaves usadas do Kuwait surgiu recentemente quando o Kuwait buscou atualizar sua frota de F/A-18 mais antigos. As negociações ganharam força em 2022, quando a Malásia expressou formalmente seu interesse, levando a negociações  sobre as especificidades do acordo em 2023.

Com a parceria estratégica profundamente enraizada entre os EUA e a Malásia, é bastante plausível que Washington dê sinal verde para o acordo. Como um aliado crucial no Sudeste Asiático, a aquisição dessas aeronaves pela Malásia reforçaria suas capacidades e promoveria uma integração mais ampla com as estruturas militares ocidentais, o que é vital para a segurança em uma região essencial para os interesses dos EUA.

No entanto, é provável que os EUA imponham condições específicas para garantir a transparência do acordo e que as aeronaves sejam empregados em alinhamento com as leis internacionais, contribuindo para a estabilidade regional. Normalmente, Washington exige que seus usuários não perturbem o equilíbrio geopolítico, sugerindo que este acordo provavelmente passará por uma avaliação meticulosa.

Atualmente, não houve comentários públicos explícitos de autoridades dos EUA sobre a potencial transação envolvendo os F/A-18 Hornet do Kuwait para a Malásia. Enquanto isso, o Ministro da Defesa da Malásia, Datuk Seri Mohamed Khaled Nordin, tem mantido discussões ativas com o Kuwait e relatou uma perspectiva positiva das autoridades kuwaitianas sobre a venda.

Em meio ao impulso da Malásia em direção à modernização de suas capacidades, o F/A-18 Hornet serve como uma medida paliativa para garantir sua prontidão operacional. Essa situação provavelmente levará os EUA a avaliar minuciosamente quaisquer solicitações relativas a essas aeronaves, ponderando preocupações sobre segurança regional e proliferação de armas contra suas alianças com nações como Malásia e Kuwait. Historicamente, autoridades dos EUA não se opuseram a tais vendas quando reforçam as capacidades de defesa aliadas na Ásia.

Os F/A-18 Hornet do Kuwait, particularmente os modelos F/A-18C/D, são famosos por sua adaptabilidade como aeronaves de combate multifuncionais. Introduzidos na década de 90, essas aeronaves se destacam em diversas missões, variando de superioridade aérea e ataques ao solo, a apoio aéreo aproximado e reconhecimento. 

Alimentados por dois motores turbofan General Electric F404-GE-402 com pós-combustor, os Hornets fornecem 17.700 libras de empuxo cada, atingindo velocidades de até Mach 1,8. Com um alcance de aproximadamente 2.070 km quando equipados com tanques de combustível externos, essas aeronaves também têm capacidade de reabastecimento em pleno voo (REVO), estendendo seu alcance operacional.

O F/A-18 Hornet é realmente versátil quando se trata de armamento. Ele possui um canhão M61 Vulcan de 20 mm para combates aéreos próximos. Além disso, ele tem nove hardpoints para carregar uma ampla gama de armas. Isso inclui uma variedade de mísseis ar-ar, como o AIM-9 Sidewinder, AIM-7 Sparrow e AIM-120 AMRAAM, bem como armamento ar-solo, como o míssil AGM-65 Maverick. O Hornet também pode ser equipado com uma variedade de bombas, incluindo a GBU-12 Paveway II guiada a laser.

Notavelmente, os F/A-18 do Kuwait se destacam devido às suas poucas horas operacionais, o que representa uma longa vida operacional as células. Eles foram meticulosamente mantidos e modernizados ao longo dos anos, o que garante que eles permaneçam eficazes em cenários de combate contemporâneos. Enquanto o Kuwait faz a transição para modelos mais novos, como o F/A-18E/F Super Hornet e o Eurofighter Typhoon, esses Hornets ainda são vistos como formidáveis ​​em funções ar-ar e ar-solo. Para a Malásia, adquirir essas aeronaves aumentaria muito as capacidades operacionais da Força Aérea Real da Malásia, oferecendo uma solução robusta enquanto eles aguardam aeronaves de combate multifuncionais mais modernas.

Essas aeronaves já chegaram a ser apontadas como uma hipotética aquisição para Marinha do Brasil, sendo uma opção interessante para substituir os veteranos AF-1 (A-4KU) Skyhawk operados pelo EsqdVF-1. Essa estratégia ajudaria a garantir a continuidade da doutrina de emprego de aeronaves navais de asa fixa, até que se determine futuramente a construção de um novo Navio-Aeródromo e o futuro conceito de aeronaves embarcadas, que pode incluir um misto de aeronaves tripuladas e Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (SARPs).


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